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Procon multa Banco Pan em R$ 11 milhões por empréstimos irregulares

Órgão de defesa do consumidor alega que instituição fornecia valores sem a prévia solicitação do consumidor

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2021, 17h23 - Publicado em 28 dez 2021, 13h41

O Procon de São Paulo informou nesta terça-feira (28) ter multado o Banco Pan em R$ 11,2 milhões por não esclarecer a conduta de fornecer empréstimos sem a prévia solicitação dos clientes.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, a multa foi aplicada porque o banco recebeu uma notificação com o pedido de esclarecimentos e não a respondeu. A instituição financeira poderá recorrer da decisão. Em nota, o Banco PAN informou não ter sido notificado oficialmente a respeito da multa.

A notificação foi gerada após uma série de reclamações de clientes junto ao Procon. Eles descobriram contratos de empréstimos sem ter solicitado e perceberam a cobrança de juros.

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Como não teve a resposta do banco, o Procon afirmou não ser possível confirmar se de fato houve uma conduta lesiva por parte da instituição, o que fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Para o órgão, além da multa, o banco deveria perder o valor depositado de forma indevida.

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A assessoria de imprensa do Banco PAN informou que desde que tomou conhecimento de que foi multada, busca junto ao Procon mais informações a respeito. “O PAN reforça sua posição de respeito junto aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, informa trecho da nota.

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