Preparador físico Nuno Cobra é preso por assédio sexual

Famoso por treinar Ayrton Senna e outros corredores, ele é acusado de tocar uma passageira de 21 anos sem consentimento durante viagem de avião

O preparador físico Nuno Cobra, 79 anos, foi preso nesta segunda (11) pela Polícia Federal. Ele é suspeito de assédio sexual.

O incidente pelo qual foi condenado aconteceu em 2015, durante um voo no qual Nuno teria constrangido e tocado uma passageira de 21 anos sem consentimento. Ele teria dito que, ao vê-la, o formato do corpo dela despertou energias que ele não sentia há muito tempo e chegou a trocar de assento para ficar ao lado dela no avião. A defesa alegou que os toques faziam parte do “comportamento natural” do preparador.

A ocorrência foi registrada como “violação sexual mediante fraude”, uma categoria intermediária entre estupro e importunação ofensiva ao pudor. O mandado foi expedido pela 3.ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Caso semelhante foi levado por uma jornalista ao Ministério Público Federal este ano. Em depoimento, ela afirmou que Cobra, sob pretexto de se despedir depois de uma entrevista, apertou suas nádegas e esfregou-se nela, em frente a outros jornalistas presentes no local. Antes, havia dito a ela que as mulheres precisavam compreender que as energias do homem são sexuais.

De acordo com a decisão, a prisão preventiva se justifica porque Cobra seguiria adotando o mesmo discurso para se aproximar das mulheres mesmo durante a ação penal do caso do avião. A sentença ressalta ainda que “em uma época na qual delitos contra a dignidade sexual estão sendo discutidos pela sociedade quase diariamente, a resposta do Poder Judiciário é importante seja como reação estatal às práticas criminosas, ou com a finalidade didática de reafirmar a reprovação e punição daqueles que violam a liberdade sexual de quem quer que seja”.

Cobra ganhou fama por treinar Ayrton Senna, que creditava várias de suas vitórias ao método criado por ele no final da década de 50. Os dois eram amigos e Cobra chegou a escrever o best-seller A Semente da Vitória. Ele também foi responsável pelo treinamento de outros atletas, como Mika Hakkinen, Rubens Barichello.

A reportagem não obteve retorno no contato com representantes do preparador até a publicação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s