Continua após publicidade

Prêmio coloca dez obras arquitetônicas paulistanas entre as mais inovadoras do país

o prêmio O Melhor da Arquitetura considerou arquitetura residencial e comercial

Por Sara Duarte
Atualizado em 5 dez 2016, 19h30 - Publicado em 18 set 2009, 20h28

Nos últimos anos, as ruas da cidade ganharam mais do que arranha-céus envidraçados e edifícios em estilo neoclássico. Das quinze obras arquitetônicas mais inovadoras e criativas produzidas em todo o Brasil desde 2006, segundo uma votação promovida pela revista Arquitetura & Construção, dez ficam em São Paulo. São construções que pretendem mudar – para melhor – a paisagem paulistana. Todas refletem o desejo de fugir do óbvio. Entregue na última terça, o prêmio O Melhor da Arquitetura teve 421 projetos inscritos. Um júri composto de experts como o arquiteto Roberto Loeb e o fotógrafo Cristiano Mas-caro elegeu os mais bacanas, segundo critérios como funcionalidade, economia na obra e integração com o entorno. O grande vencedor foi o arquiteto Héctor Vigliecca, responsável pela reforma da Rua Oscar Freire e também pela urbanização de um conjunto habitacional na favela de Heliópolis.

O concurso destacou boas idéias em arquitetura tanto residencial quanto comercial. A equipe da Aflalo & Gasperini recebeu menção honrosa em sustentabilidade pela concepção do Edifício Rochaverá, no Morumbi. Com produtos que parecem flutuar, a loja de perfumes Eos Bela Cintra, nos Jardins, rendeu um prêmio ao arquiteto Paulus Magnus. A dupla Ivo Wohnrath e Sérgio Athié ficou com o troféu de o melhor escritório pelas instalações futuristas que criou para a Unilever, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Confira detalhes de cinco projetos premiados.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.