Continua após publicidade

Prefeitura irá suspender estado de emergência nesta quinta (31)

Após greve, situação na cidade começa a se normalizar aos poucos; coleta seletiva será retomada na segunda (4) e realização de exames foi restabelecida

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 Maio 2018, 12h20 - Publicado em 30 Maio 2018, 12h19

A Prefeitura de São Paulo suspenderá a partir desta quinta-feira (31) o estado de emergência decretado na última sexta-feira (25) na cidade devido à paralisação dos caminhoneiros. A decisão do Comitê de Gerenciamento de Crise ocorreu porque já está sendo normalizado o fornecimento de combustível para frota de serviços essenciais como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Funerário Municipal, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O prefeito Bruno Covas também decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (1º) para que a prefeitura possa se reorganizar, com a chegada de mais alimentos para a merenda na rede de ensino e o combustível necessário para a frota dos serviços essenciais.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou dezesseis postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal. A prefeitura irá avaliar nesta quinta-feira (31) a necessidade de manter a exclusividade.

As operações realizadas pela Prefeitura de São Paulo com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) já carregaram para o abastecimento especifico da frota de ônibus cerca de 5 milhões de litros de diesel. Outras operações serão realizadas ainda nesta quarta-feira (30) para permitir a chegada de combustível para manter os serviços até a próxima segunda-feira (4).

Continua após a publicidade

Confira como estão funcionando os principais serviços públicos na cidade:

TRANSPORTES

De acordo com a prefeitura, os ônibus circularam nesta manhã com cerca de 71% da frota. Esse nível deve ser mantido durante todo o dia. Em condições normais, a frota de ônibus da cidade transporta 9,5 milhões de passageiros por dia. Nesta terça-feira (29), 6,8 milhões de pessoas utilizaram o transporte. “A queda na demanda faz com que a diminuição na oferta não prejudique o serviço ofertado. A prefeitura já garantiu o combustível para o abastecimento dos ônibus até sexta-feira (1º)”, informou, em nota.

Continua após a publicidade

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que as escolas da rede municipal abriram normalmente nesta quarta-feira. A oferta de merenda está garantida, com cardápio adaptado de acordo com o estoque de cada unidade.

Cerca de 91% dos professores e 51% dos alunos comparecem às aulas na terça-feira (29). A expectativa é que o fornecimento da merenda composta por alimentos perecíveis (verduras, legumes, frutas e ovos) seja reestabelecido até o próximo dia 8 de junho.

Continua após a publicidade

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente. A coleta seletiva deverá ser retomada na próxima segunda-feira (4). A coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos.

Os 100 ecopontos da cidade foram reabertos nesta quarta-feira. Os serviços de varrição de vias e logradouros estão sendo realizados.

Continua após a publicidade

SERVIÇO FUNERÁRIO

O serviço segue funcionando normalmente nesta quarta-feira (30) e conta com o estoque de urnas funerárias que garantem o atendimento por quinze dias.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Continua após a publicidade

As cerca de 350 000 refeições que são distribuídas diariamente nos equipamentos sociais da cidade para famílias em situação de vulnerabilidade social estão garantidas por mais uma semana.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a realização de cirurgias eletivas foi normalizada nesta quarta-feira (30) em todos os hospitais municipais. A remoção de pacientes para exames também foi restabelecida.

Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) continua realizando abastecimento dos veículos em postos de combustível exclusivos para atendimento da administração municipal, o que tem garantido o atendimento regular da demanda.

EVENTOS

Durante os últimos dias, foram realizadas reuniões com a organização da Parada do Orgulho LGBT e da Marcha para Jesus, que serão realizados durante o feriado prolongado na cidade. A GCM irá auxiliar na escolta dos caminhões que estão transportando os banheiros químicos para garantir a realização dos eventos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.