Continua após publicidade

Prefeitura vai multar empresa dos fogos de artifício na Paulista

Empresa teria usado itens com efeitos sonoros, prática proibida

Por Agência Brasil
1 jan 2020, 16h31
Imagem mostra vista aérea da Avenida Paulista enquanto fogos de artifício explodem
Fogos de artifício na Avenida Paulista (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

A prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira (1º) que vai multar a empresa contratada pela queima de fogos na virada do ano na Avenida Paulista. A firma contratada teria utilizado fogos com barulho, prática que é proibida por lei municipal desde maio de 2018. “Embora tenha sido usada uma tecnologia que minimiza os efeitos sonoros, eles ainda foram maiores do que o acordado com a empresa”, diz a nota da administração municipal.

O nome da empresa contratada e o valor da multa não foram informados. A lei proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios e artefatos pirotécnicos com efeito sonoro ruidoso. Segundo a lei, o descumprimento impõe ao infrator multa no valor de 2 000 reais. Na festa da Avenida Paulista foram utilizadas três toneladas de fogos.

Público

O Réveillon da Paulista 2020, em São Paulo, reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a prefeitura, que estimou que a festa tenha movimentado mais de 600 milhões de reais. A ocupação de apartamentos na região, segundo o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, foi de 80%. A taxa média em todo o mês de dezembro costuma ser em torno de 55%.

Continua após a publicidade

O evento teve início ontem (31), às 18h, com as apresentações das duplas Bimbo & Jhonas e Anavitória. Também passaram pelo palco os sertanejos Marcos e Belutti e o cantor Lulu Santos, que fez a contagem regressiva. O espetáculo da queima de fogos durou cerca de 10 minutos. Logo após, o público dançou ap som da banda Chiclete com Banana e, ainda, com a escola de samba Rosas de Ouro.

Segundo a prefeitura, cerca de 66,5 toneladas de lixo foram recolhidos pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). Durante a operação foram utilizados 70 000 litros de água de reuso e 300 litros de desinfetante para lavagem da avenida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.