Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Plataforma lista campanhas solidárias durante pandemia no Brasil

Para indicar maneiras de ajudar a população em quarentena, site atualiza catálogo de iniciativas coordenadas em vários estados do país

Por Humberto Abdo Atualizado em 31 mar 2020, 18h35 - Publicado em 30 mar 2020, 17h44

Com frases motivadoras e alternativas para amenizar as dificuldades na quarentena, a página Como Ajudar? indica campanhas dedicadas a ajudar os grupos mais ameaçados pelo novo coronavírus. Entre as muitas iniciativas de moradores, grupos e organizações para promover doações e arrecadações, o site ajuda a catalogar os projetos mais recentes em São Paulo e outros estados.

Várias dessas campanhas também têm sido divulgadas nos últimos dias pela Veja São Paulo com a hashtag #VejinhaApoia (confira a lista clicando aqui) e envolvem doações de cestas básicas, atendimento médico virtual e até redes de auxílio entre vizinhos.

O projeto Como Ajudar? surgiu após Pedro Garcia, o idealizador, notar que muitos amigos ainda consideravam as notícias sobre a pandemia uma “paranoia”. Para aproveitar os seguidores em sua página fotográfica, Pedro começou a incentivar o auto-isolamento para proteger os familiares e amigos. Sua rede pessoal acabou se transformando “em uma espécie de departamento de comunicação em esforço de guerra”, define. “Tenho colocado todas que sejam sobre salvar vidas.”

Assine a Vejinha por 19,90 mensais.

Normalmente, as campanhas são selecionadas a partir de matérias de veículos grandes e fontes confiáveis. “Também estou fazendo posts para fortalecer a cultura de doações aqui no Brasil”, acrescenta. Entre as postagens do Instagram estão frases de incentivo como “Sugestão de atividade para a quarentena: ajudar quem está precisando” e “Doe R$ 10 agora para qualquer iniciativa contra o Covid-19”.

“Nesses tempos de sensação de impotência, ter feito o site, além das doações que tenho feito regularmente, estão mantendo a minha sanidade”, desabafa Pedro.

Continua após a publicidade

Para sugerir novas iniciativas à lista da plataforma, o site indica um formulário de cadastro disponível neste link.

View this post on Instagram

Que tal aproveitar a quarentena e ajudar quem está mais precisando? Você pode estar procurando o que fazer agora. Ou talvez não esteja conseguindo relaxar, preocupado com os prejuízos que vai ter. No entando tem muita gente preocupada com o que vai comer e como vai sobreviver à esse período turbulento, pessoas sem acesso à crédito, ou condições de se isolar, que infelizmente não podem contar com apoio do governo Mas podemos e devemos nos unir para não deixar isso acontecer, por isso separamos uma lista de iniciativas que você pode ajudar sem sair de casa: @como_ajudar www.comoajudar.net Vamos usar o poder das redes sociais que já causaram tanto estrago na sociedade para compartilhar essas iniciativas e salvar vidas. Só isso importa agora.

A post shared by Comoajudar.net (@como_ajudar) on

  • Continua após a publicidade
    Publicidade