Continua após publicidade

Plano Diretor está pronto para ser votado na Câmara Municipal

Comissão de Política Urbana aprovou por unanimidade o texto substitutivo do projeto que agora pode ir para a primeira votação em plenário

Por Silas Colombo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h36 - Publicado em 23 abr 2014, 17h47

O texto substitutivo do Plano Diretor Estratégico da Município – que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da cidade para os próximos 16 anos – proposto pelo vereador Nabil Bonduki (PT), foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal. O projeto agora já pode ser votada em plenário.

+ As principais novidades propostas pelo Plano Diretor

Entre as novidades incluídas na proposta – que ainda devem sofrer mudanças até a versão final enviada ao prefeito – estão o limite da altura dos prédios no interior dos bairros, a volta da zona rural no extremo sul da cidade e a criação de um corredor cultural que ligará o centro à Avenida Paulista.

De acordo com a proposta, os edifícios localizados nos bairros poderão ter no máximo 25 metros de altura, o que equivale a cerca de oito andares. Bairros como Pompeia, Perdizes, Morumbi e Moema estão entre as áreas que deverão seguir essas regras.

Continua após a publicidade

A zona rural – extinta com a aprovação do Plano Diretor de 2002 – volta neste projeto com o objetivo de preservar as áreas de manancial no extremo sul da capital. Já no “território cultural”, a meta é concentrar diversos espaços artísticos, que poderão ser enquadrados como Zonas Especiais de Preservação Cultural (Zepecs). Nesses locais, o proprietário passa a ter incentivos para manter a utilização original do imóvel.

O Plano Diretor está em discussão na Câmara desde o segundo semestre do ano passado. Durante esse período, foram realizadas diversas audiências públicas em velocidade recorde. Uma liminar suspendeu essas reuniões com a justificativa de que elas dificultavam que população entendesse o desenvolvimento das emendas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.