Continua após publicidade

Pinacoteca destaca quarenta preciosidades de sua coleção

Enquanto o 2º andar passa por reforma, museu organiza a mostra "Destaques do Acervo", no 1º pavimento do prédio, com obras do século XIX e meados dos anos 60

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h21 - Publicado em 7 jan 2011, 14h35

Pela primeira vez desde 1998, a coleção da Pinacoteca vai ganhar uma nova cara. Desde novembro, o 2º andar do museu está passando por uma reforma tocada pela curadora Valéria Piccoli, que inclui troca de piso e atualização do sistema de ar condicionado. “Já era hora de darmos uma reciclada no espaço”, diz o curador-chefe, Ivo Mesquita. Para o público não perder a chance de apreciar as pérolas da casa, foi montada uma pequena mostra no 1º pavimento. Intitulada Destaques do Acervo, ela é composta de quarenta obras realizadas entre o fim do século XIX e meados dos anos 60. “Nosso desafio ao fazer um recorte tão sintético era conseguir pontuar cronologicamente o desenvolvimento da arte brasileira”, explica Mesquita. A seleção parte de precursores ligados a gêneros tradicionais (retrato, paisagem e natureza-morta), a exemplo de Almeida Júnior e Pedro Weingärtner, atravessa o modernismo de Segall, Portinari e Anita Malfatti até chegar a nomes mais recentes, caso de Lygia Clark, Nelson Leirner e Antonio Dias.

Novidades são prometidas assim que a remodelação do 2º andar for concluída, ainda neste semestre. Lá serão exibidos apenas trabalhos feitos até 1920. Um dos pisos da Estação Pinacoteca, por sua vez, concentrará o período de 1920 a 1970. Existe também a possibilidade de a Pinacoteca incorporar o terreno da Escola Estadual Prudente de Moraes, localizada no Parque da Luz, onde ficariam hospedadas as peças de seu acervo contemporâneo.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.