Continua após publicidade

Pilastra pode ter atrapalhado ciclista, diz delegado

Aposentado morreu um dia após ter sido atingido pelo ciclista Gilmar Raimundo Alencar

Por Ana Luiza Cardoso
Atualizado em 1 jun 2017, 16h40 - Publicado em 19 ago 2015, 16h43
Ciclovia Minhocão
Ciclovia Minhocão (Nelson Antoine/Frame/Folhapress/)
Continua após publicidade

O ciclista que atropelou um idoso na Avenida General Olímpio da Silveira, em Santa Cecília, na região central da cidade, pode ser sido atrapalhado por uma pilastra do Minhocão. Em depoimento à polícia, Gilmar Raimundo de Alencar, de 45 anos, afirmou que o aposentado não o viu passar pelo local. O delegado Lupércio Antonio Dimov, que investiga o caso, afirmou que uma das pilastras do Elevado Costa e Silva pode ter atrapalhado a vísão de ambos. 

+ Idoso morre após ser atropelado por ciclista em pista sob o Minhocão

Alencar disse que ambos estavam fora da ciclovia no momento da colisão, que teria acontecido na avenida. O acidente ocorreu na Avenida General Olímpio Silveira, em frente ao supermercado Extra, no bairro Santa Cecília (centro).

O ciclista contou que a colisão aconteceu quando ele seguia pela avenida no sentido dos carros e pretendia acessar a ciclovia para cruzar a pista em direção à Perdizes. “Eu estava fora da ciclovia e uma pilastra impediu que a gente se visse”, afirmou Alencar. “Ele atravessou a rua e não me viu. Não tem nada que eu fale que o trará de volta. Lamento muito por isso.”

+ Prefeitura estuda fechar a Paulista aos domingos a partir do dia 30

O ciclista contou ainda que prestou socorro à vítima. Questionado se estava em alta velocidade, afirmou acreditar estar em cerca de 20 quilômetros por hora. “Se estivesse andando rápido, também teria me ferido com mais gravidade.”

Continua após a publicidade

A polícia informou que a bicicleta será levada para análise e que um laudo deve sair em trinta dias. Um reconstituição do acidente também deve ser realizada ainda nos próximos dias.

Segundo a polícia, Alencar não tem antecedentes criminais. Após prestar depoimento, ele foi liberado. O caso está sendo investigado pelo 23º DP, em Perdizes.

Gilmar Raimundo Alencar
Gilmar Raimundo Alencar ()

Filho da vítima

O filho de Florisbaldo Carvalho da Rocha, 78, disse que vai conversar com seu advogado para verificar “medidas cabíveis” contra a prefeitura. Para ele, falta sinalização na via e o local é inapropriado para receber uma ciclovia.

Continua após a publicidade

O administrador de empresa Eduardo Carvalho contou que o pai passou por um tratamento de saúde contra uma infecção há pouco tempo e que estava “na melhor fase de sua vida.”

“Estava lúcido, conversava. Eu ligava sempre, visitava toda a semana”. O pai havia completado 78 anos no dia 10 deste mês. “Num dia eu estava comemorando o aniversário e no outro, estou no enterro dele”, disse.

Moradores da região onde ocorreu o acidente já prometem fazer um protesto no próximo domingo por causa do perigo que a ciclovia apresenta aos pedestres.

+ Ciclovia sob o Minhocão é inaugurada com ato pelo fim do elevado

Ao longo dos 4,1 quilômetros de faixas para bicicletas há seis pontos de parada, 31 pilastras e diversas bifurcações nas vias vermelhas que colocam uma bicicleta de frente para outra ou apontadas diretamente para os passageiros nos pontos de ônibus.

Continua após a publicidade

Três dias antes da inauguração da faixa para bicicletas, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse estar confiante na capacidade de adaptação de pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus para evitar colisões. Segundo Haddad, “as pessoas sabem se resolver”. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.