Pesquisa aponta que 82% dos paulistanos querem mais ciclovias

Levantamento aponta aumento do apoio às vias segregadas nos últimos anos

Uma pesquisa feita pelo Ibope, sob encomenda da Rede Nossa São Paulo, aponta que a maior parte dos paulistanos apoia a construção de mais ciclovias e ciclofaixas na cidade. O levantamento, chamado “Viver em São Paulo – Mobilidade Urbana”, ouviu 800 pessoas distribuídas em todas as regiões da capital. Atualmente, 82% dos paulistanos gostariam de ver mais vias para bicicletas. Entre os usuários de automóveis, o número chega a 78%.

A pesquisa mostra também que o número de apoiadores das políticas cicloviárias cresceu 14,7% nos últimos dois anos. Em 2016, 68% dos paulistanos queriam ver mais faixas para bikes. No ano seguinte, eram 71%. Já em 2018, o registro foi de 78%. “É uma clara tendência de apoio ao uso das bicicletas. Isso é um estímulo importante para a continuidade das políticas públicas que incentivem o modal”, afirma Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo

Além das medidas de estímulo ao uso de bicicletas, a análise também mostra um apoio significativo dos paulistanos a outras políticas de mobilidade adotadas nos últimos anos pela gestão municipal. A redução de velocidade, que em 2018 era aprovada por 51% dos entrevistados, passou agora a ser aceita por 56%. “A população percebe que medidas como o aumento de velocidade nas marginais, que geraram mais mortes, são errôneas. Reduzir velocidades é uma tendência no mundo e as pessoas estão tomando mais consciência da importância disso”, completa Abrahão.

Outras ações, como a construção e ampliação de corredores e faixas de ônibus, recebem apoio de 87%. Já a substituição de vagas de estacionamentos por áreas de uso público – como ampliação de calçadas – tem aprovação de 65% dos paulistano. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 19 de agosto com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s