Continua após publicidade

Pesquisa aponta os campeões na preferência dos paulistanos

Inédito, estudo feito por Vejinha/MindMiners analisou as atrações, bairros, bares, restaurantes, baladas, personalidades e marcas mais populares

Por Rosana Zakabi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 Maio 2018, 16h57 - Publicado em 19 jan 2018, 08h18

Para comemorar os 464 anos da capital, Vejinha preparou um estudo inédito a fim de descobrir quais as atrações culturais e de lazer, bairros, bares, restaurantes, baladas, personalidades e marcas preferidas dos paulistanos. Em parceria com a empresa de pesquisa digital MindMiners, foram ouvidos 1 500 moradores da cidade das classes A e B, que fizeram suas escolhas a partir de uma lista predeterminada com os nomes mais conhecidos dentro de cada quesito. Foi possível ainda optar pelo item “outros”, ou seja, eleger alguém ou algum lugar que não estivesse citado no questionário.

Os vencedores estão divididos em 38 categorias. Boa parte deles já é ícone da cidade há tempos, caso do Teatro Municipal e do Bar Brahma, que completa setenta anos neste mês. A disputa entre os estádios foi uma das mais acirradas. A Arena Corinthians ficou à frente dos concorrentes, com 28,1%. Como a margem de erro do levantamento é de 1,7 ponto porcentual, a liderança acabou sendo dividida com o Allianz Parque e o Morumbi, ambos com 27,1%.

Também houve empate técnico nos quesitos shopping center (Eldorado, Center Norte e Anália Franco) e loja de roupas masculinas (TNG e Brooksfield). Das seis celebridades campeãs de fãs por aqui, apenas duas — Paolla Oliveira e Nando Reis — nasceram na capital. As demais, no entanto, se declaram “paulistanas de coração”. “Minha relação com a cidade sempre foi de amor, mas não imaginava que pudesse ser escolhida. Fiquei feliz demais”, disse a cantora baiana Pitty, moradora do centro de São Paulo há treze anos.

MUSEU

Masp (23%)
Memorial da América Latina (16,8%)
Pinacoteca (13,6%)

Masp: um dos pontos turísticos mais famosos da cidade (Eduardo Ortega/Veja SP)

Um dos cartões-postais da Avenida Paulista, o mais emblemático museu da capital completou sete décadas em 2017. Fundado por Assis Chateaubriand e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, reúne perto de 10 000 obras. No ano passado, o local recebeu dez novas exposições — entre elas uma do pós-impressionista francês Henri de Toulouse-Lautrec e uma do pintor Pedro Luiz Correia de Araújo, do Rio de Janeiro — e quase 500 000 visitantes.

Em 2018 serão nove grandes mostras, a maioria em homenagem aos 130 anos da assinatura da Lei Áurea. Para março estão programados eventos com obras de Aleijadinho e pinturas da artista autodidata Maria Auxiliadora. Em abril será a vez do curador e artista Emanoel Araujo. “Ficamos muito felizes com o resultado da pesquisa de VEJA SÃO PAULO. É um indício de que estamos no caminho certo não apenas na missão de preservar uma das coleções de arte mais importantes do mundo, mas também na oferta de programação de qualidade”, diz Lucas Pessôa, diretor de operações da instituição. Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959.

Continua após a publicidade

PARQUE

Ibirapuera (53,5%)
Villa-Lobos (16%)
Jardim Botânico (4,6%)

Ibirapuera: o principal parque de São Paulo (Leo Martins/Veja SP)

Com 1,6 milhão de metros quadrados, o Ibirapuera é o parque mais amado e o líder em frequência na metrópole. Chega a reunir 60 000 visitantes nos fins de semana, o triplo do que recebe o Villa- Lobos, vice-campeão da pesquisa. Além de pistas de corrida e quadras esportivas, a área verde da Zona Sul tem aulas gratuitas de ioga, meditação e até de patins. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, ☎ 5574-5045.

REDE DE CINEMAS

Cinemark (66,7%)
Cinépolis (8,2%)
Espaço Itaú (5,9%)

Dona dos cinemas mais populares da capital, exibe os principais lançamentos, que chegam semanalmente por aqui. Em 2006, inaugurou a primeira sala 3D da América do Sul, no Shopping Eldorado. Cinemark. cinemark.com.br.

LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS

Fast Shop (30,7%)
Lojas Americanas (23,5%)
Casas Bahia (14,7%)

Continua após a publicidade

Presente em quase todos os shoppings paulistanos, vende de tablets a refrigeradores. São 22 lojas na capital e 96 em todo o Brasil. Os itens mais procurados são celulares e televisores. Fast Shop. www.fastshop.com.br.

CASA DE SHOWS

Credicard Hall (33,3%)
Espaço das Américas (20,7%)
Teatro Municipal (9,1%)

A casa de shows Credicard Hall (Camila Cara/Veja SP)

Localizada no fim da Marginal Pinheiros, é a maior casa de espetáculos da América do Sul, com área de 15 000 metros quadrados e 7 000 lugares. Seus palcos já receberam nomes como Bob Dylan, Whitesnake, Alanis Morrissette, Caetano, Gil, Roberto Carlos e Ney Matogrosso. Credicard Hall. Avenida das Nações Unidas, 17955, ☎ 4003-5588.

CASA NOTURNA

Villa Country (19,4%)
Villa Mix (12%)
Overnight (6,5%)

Aberta em 2002, foi a balada sertaneja pioneira por aqui e permanece até hoje no posto de maior fenômeno do circuito de diversões noturnas paulistanas. Com sua fachada que imita um cenário de filme do Velho Oeste, recebe semanalmente 12 000 pessoas em um megaespaço dividido em casa de shows, restaurantes, pista de dança e sete bares. Villa Country. Avenida Francisco Matarazzo, 774, ☎ 3868-5858.

Continua após a publicidade

LOJA DE CHOCOLATE

Cacau Show (46,5%)
Kopenhagen (24,8%)
Lindt (18,4%)

Loja da Cacau Show (Leo Martins/Veja SP)

Com uma produção de 22 000 toneladas por ano, a Cacau Show é a maior rede de chocolates do Brasil. O empresário Alexandre Costa começou o negócio nos anos 80, vendendo produtos de porta em porta na Zona Norte. Hoje, a rede possui 100 lojas por aqui. No fim do ano passado, investiu 7 milhões de reais para inaugurar uma megastore de 2 000 metros quadrados em Itapevi, com museu, cinema e carrossel, entre outras atrações. Cacau Show. cacaushow.com.br.

SUPERMERCADO

Extra (21,7%)
Carrefour (19,8%)
Pão de Açúcar (15,4%)

Os 249 endereços do hipermercado são verdadeiras cidades de compras. Dispõem de açougue, padaria, farmácia, artigos para carro, cama, mesa e banho, eletrônicos e eletrodomésticos. Muitos têm até postos de combustível. Extra. www.extra.com.br.

LANCHONETE

Ponto Chic (15%)
Lanchonete da Cidade (11,9%)
General Prime Burger (9,9%)

Continua após a publicidade

Nas três casas da rede em São Paulo, o famoso bauru, que aqui leva rosbife e uma porção generosa de queijos fundidos, ainda é o carro-chefe. São 13 000 sanduíches vendidos por mês a 24,90 reais. Ponto Chic. www.pontochic.com.br.

RESTAURANTE

Outback (31,1%)
Fogo de Chão (9,9%)
Coco Bambu (6,6%)

Famosa por seus pratos bemservidos, como a costela de porco defumada, a rede americana abre neste semestre três novas unidades na capital em shoppings de Interlagos, Itaquera e Tatuapé. Outback Steakhouse. outback.com.br.

SORVETERIA

Bacio di Latte (55,3%)
Frida & Mina (12,5%)
Davvero (7%)

A rede com 34 pontos por aqui já levou duas vezes o prêmio de melhor sorveteria no especial VEJA COMER & BEBER. Por mês, são produzidas 85 toneladas de produtos nas lojas da capital. Bacio di Latte. baciodilatte.com.br.

Continua após a publicidade

COSMÉTICOS

O Boticário (26,5%)
Ikesaki (16,5%)
Sephora (10,4%)

Loja do O Boticário (Amanda Francelino/Veja SP)

Uma das marcas mais lembradas quando o assunto é perfume, O Boticário mantém até hoje seus clássicos, como o pioneiro Acqua Fresca, mas sempre aumenta o porfólio de produtos. A primeira novidade de 2018, a ser lançada neste mês, é um conjunto de itens à base de lavanda da linha Cuide-se Bem. O Boticário. boticario.com.br.

TEATRO

Municipal (40,7%)
Renault (14,6%)
Santander (12,5%)

Em meio a uma grave crise financeira, o Teatro Municipal, um dos ícones da cidade, começa a se reerguer. No ano passado, a prefeitura reduziu o salário dos artistas em 25% para evitar demissões e diminuiu o preço dos ingressos mais baratos de 10 para 6 reais. Com isso, entre 2016 e 2017, o público aumentou de 91 300 para 195 000 pessoas. Teatro Municipal. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, ☎ 3053-2090.

BANCO

1º Itaú (38,5%)
2º Bradesco (19,9%)
3º Santander (13,2%)

Além de prestar bons serviços a seus correntistas, o Itaú certamente se destaca pelo papel que exerce na comunidade paulistana. Tem 260 pontos de aluguel de bicicletas, as salas do Espaço Itaú de Cinema e o Itaú Cultural, na Avenida Paulista. Itaú. www.itau.com.br.

CONCESSIONÁRIA

Caoa (28,3%)
2º Itavema (20,5%)
3º Carrera (15,2%)

Concessionária da Caoa (Ali Karakas/Veja SP)

Batizada com as iniciais de seu controlador, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a Caoa é a maior companhia de venda de veículos na América Latina. São 180 lojas no Brasil — 38 na capital. Juntas, comercializam por mês mais de 11 000 carros das marcas Hyundai, Subaru e Ford. A rede faz parte do grupo do mesmo nome que fabrica no país desde 2007 modelos da Hyundai. Caoa. caoa.com.br.

PARQUE DE DIVERSÕES

Wet’n Wild (28,7%)
Parque da Mônica (15,7%)
Catavento (14%)

Localizado em Itupeva, a cinquenta minutos de carro da capital, o Wet’n Wild é um dos maiores parques aquáticos do país. São 25 atrações em 116 000 metros quadrados, que totalizam 7 milhões de litros de água. Por fim de semana, recebe até 9 000 visitantes no verão. Nos últimos dez anos, o complexo investiu 30 milhões de reais em infraestrutura e novos brinquedos, como o R4LLY, tobogã de quatro pistas em que os visitantes descem de cabeça para a frente, e o Vortex, espécie de funil da altura de um prédio de seis andares que se atravessa deslizando sobre uma boia. Em 2012, o lugar ganhou uma área com cobertura retrátil; desde então, o parque passou a funcionar o ano inteiro, inclusive no inverno. Wet’n Wild. Rodovia dos Bandeirantes, km 72, ☎ 4496-8000.

ESTÁDIO

Arena Corinthians (28,1%), Allianz Parque e Morumbi (27, 1%)
Pacaembu (10,9%)
Canindé (1,2%)

Até fora dos campos a disputa é acirrada. Os estádios do Timão (Arena Corinthians), Palmeiras (Allianz Parque) e São Paulo (Morumbi) empataram na preferência dos paulistanos. Arena Corinthians (Itaquerão), ☎ 3152-4099. Allianz Parque, ☎ 4800-6670. Morumbi, ☎ 3749-8000.

ATOR

1º Antonio Fagundes ( 19,2%)
2º Dan Stulbach (15%)
3º Reynaldo Gianecchini (14,5%)

Em cartaz com a peça Baixa Terapia no Tuca, Antonio Fagundes brinca dizendo que é o “carioca mais paulistano que existe”. Ele mora na cidade há cinco décadas e produziu na capital seus maiores sucessos nos palcos. “Faço teatro aqui há 52 anos, e o público reconhece o carinho que tenho pela cidade.”

ATRIZ

1º Paolla Oliveira (22,5%)
2º Claudia Raia (9,4%)
3º Mariana Ximenes (9,1%)

A atriz Paolla Oliveira (André Nicolau/Veja SP)

Paulistana da Penha, na Zona Leste — onde sua família vive até hoje —, Paolla Oliveira afirma que é apaixonada pela metrópole. “É onde nasci e para onde sempre amo voltar.” Seu último papel de destaque foi na novela A Força do Querer, em 2017, na qual interpretava a policial Jeiza. Agora, ela está gravando a minissérie Assédio, também da Rede Globo.

CANTOR

1º Nando Reis (21,2%)
2º Projota (12,9%)
3º Mano Brown (9,1%)

Nando Reis está em turnê pelo país com o álbum Jardim-Pomar e, em março, embarca para a Europa para uma série de shows. “Sempre que chego de viagem, tenho a sensação de estar de volta ao lar. Aqui é minha casa”, afirma o paulistano do Itaim Bibi.

CANTORA

1º Pitty (28,1%)
2º Luiza Possi (9,3%)
3º Anavitória (8,9%)

Mãe de primeira viagem — sua filha, Madalena, completou 1 ano no fim de 2017 —, a baiana Pitty é hoje uma das maiores representantes do rock nacional. “Minha relação com os paulistanos sempre foi de amor. Eu me sinto honrada com esse título.”

ACADEMIA

Smart Fit (48,9%)
Bio Ritmo (14,4%)
Runner (9,7%)

Smart Fit: academia popular entre os paulistanos (Divulgação/Veja SP)

Seguindo a proposta low cost, com serviços mais simples, em que os alunos podem optar por treinos transmitidos por monitores de TV, e mensalidades a partir de 59,90 reais, a Smart Fit tornou-se uma das principais redes de academias do país. Das 67 unidades na capital, três funcionam 24 horas: na Avenida Paulista, Vila Olímpia e Augusta. Há ainda filiais no México, Chile, República Dominicana, Peru, Colômbia e Equador, totalizando mais de 1,5 milhão de clientes. Smart Fit. www.smartfit.com.br.

CABELEIREIRO

1º Celso Kamura (22,1%)
2º Marco Antônio De Biaggi (12,2%)
3º Wanderley Nunes (7,9%)

Queridinho de famosas como Angélica, Ana Hickmann e Grazi Massafera, Celso Kamura também é o preferido entre os paulistanos. “A cidade me acolheu. Fico feliz com esse reconhecimento”, afirma ele, que é paranaense. Kamura é dono de quatro salões, dois deles na capital. Celso Kamura. www.ckamura.com.br.

PET SHOP

Cobasi (45%)
Petz (33,1%)
3º Dog’s day (5,7%)

Pioneira no ramo, surgiu em 1985, inicialmente como loja de produtos agropecuários. Em 1992, virou a pet shop nos moldes atuais. Hoje são 62 lojas no país, das quais 23 ficam na capital. Em quase duas décadas, mantém um centro de adoção de animais. Desde então, cerca de 20 000 bichos ganharam um novo lar. Cobasi. www.cobasi.com.br.

BAR

Brahma (25,3%)
Si Señor (10,9%)
Bar do Juarez (10,3%)

Bar Brahma, no centro da cidade (Vinicius Nunes/Veja SP)

Inaugurado em 1948 (completa setenta anos neste ano) e situado na mítica esquina da Ipiranga com a São João, o Bar Brahma ficou de portas fechadas entre 1998 e 2000. Reabriu em janeiro de 2001 pelas mãos do grupo Fábrica de Bares. Desde então, firmou-se como um dos maiores palcos musicais da cidade, com 200 shows por mês. Na quinta (25), Gilberto Gil será uma das estrelas da casa. Bar Brahma. Avenida São João, 677, ☎ 2039-1250.

CERVEJA

1º Heineken(28,6%)
2º Stella Artois (12,6%)
3º Brahma (11,3%)

Bebida do tipo lager, a Heineken tem apenas três ingredientes — água, malte e lúpulo —, que a elevam à categoria “puro malte”. Criada há 140 anos, está presente em 191 países além do Brasil. Heineken. heinekenbrasil.com.br.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leroy Merlin (48%)
C&C (25,5%)
Telhanorte (14,5%)

Os oito endereços da Leroy Merlin em São Paulo se destacam não apenas pelo setor de itens para construção, mas também pelos de jardinagem e decoração e por oferecer cursos de bricolagem. Leroy Merlin. leroymerlin.com.br.

APRESENTADORA

1º Tatá Werneck (34,7%)
2º Eliana (14%)
3º Ana Maria Braga (12,8%)

O jeito brincalhão com que Tatá Werneck recebe seus convidados do Lady Night, do Multishow, garantiu-lhe recorde de audiência do canal pago. De acordo com o Kantar Ibope MW, os 45 programas das duas primeiras temporadas foram acompanhados por mais de 13 milhões de telespectadores.

APRESENTADOR

1º Sílvio Santos (32%)
2º Luciano Huck (17,3%)
3º Rodrigo Faro (11,5%)

Silvio Santos: o apresentador mais popular entre os paulistanos (Lourival Ribeiro/SBT/Veja SP)

Aos 87 anos, Silvio Santos segue como o maior apresentador de televisão do país. Seu programa dominical, no ar há cinco décadas, ocupa hoje a vice-liderança de audiência, segundo o Ibope, atrás apenas da grade da Rede Globo. Silvio não confirma, mas, nos bastidores, fala-se que ele começará a preparar a aposentadoria ainda neste ano. Será que agora vai, Lombardi?

MÓVEIS E DECORAÇÃO

Tok&Stok (41,4%)
Etna (22,9%)
Camicado (12,6%)

Verdadeiro shopping de itens para casa e escritório, a Tok&Stok é o lugar para encontrar acessórios estilosos e moderninhos com bom custo-benefício. Aberta há quatro décadas, dispõe de 54 endereços em território nacional — catorze ficam na Grande São Paulo. Tok&Stok. tokstok.com.br.

ROUPAS MASCULINAS

TNG (14,7%) e Brooksfield (13,5%)
Colombo (9,8%)
Cavalera (8,7%)

Abreviatura da palavra teenager (adolescente, em inglês), a TNG é o lugar certo para comprar peças casuais a bons preços, como camisas polo, camisetas, calças jeans e de sarja. São cinquenta endereços na capital. Com dezenove lojas na cidade, a Brooksfield se destaca pelos ternos e paletós elegantes, confeccionados com lã fria e com tecidos italianos. TNG. tng.com.br; Brooksfield. brooksfield.com.br.

LIVRARIA

Saraiva (48,3%)
Cultura (30,4%)
FNAC (11,1%)

Livraria Saraiva (Leo Martins/Veja SP)

A rede de livros foi fundada em 1914 pelo imigrante português Joaquim Ignácio Saraiva. Inicialmente era um sebo perto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Sua expansão se deu a partir das décadas de 70 e 80. Hoje, a rede dispõe de mais de 100 lojas em dezessete estados, das quais dezenove ficam na cidade. Em outubro, a empresa inaugurou sua unidade mais moderna, no MorumbiShopping, com espaço para pocket shows e palestras. Saraiva. www.saraiva.com.br.

BRINQUEDOS

Ri Happy (48,1%)
Armarinhos Fernando (24,9%)
PBKIDS (14,5%)

Prestes a completar trinta anos em março de 2018, a Ri Happy é a favorita das crianças não só pela diversidade de itens, mas também por causa do ambiente colorido e interativo. Boa parte de suas 23 lojas na capital tem espaço para elas brincarem. Ri Happy. rihappy.com.br.

ROUPAS FEMININAS

C&A (18,1%)
Renner e Zara (14,1%)
Forever 21 (13,1%)

A marca preferida das mulheres em busca de trajes descolados que não custam muito tem 270 lojas no Brasil, das quais 27 estão na capital. As peças mais vendidas são os jeans e as camisetas de algodão. C&A. www.cea.com.br.

SHOPPING CENTER

Eldorado (9,9%), Center Norte (8,6%) e Anália Franco (8,4%)
Morumbi (8%)
Metrô Tatuapé (7,9%)

Shopping Eldorado, na Zona Oeste da cidade (Divulgação/Veja SP)

Os três shoppings empatados em primeiro lugar são as estrelas da região em que estão instalados: o Eldorado, da Zona Oeste; o Center Norte, da Zona Norte; e o Anália Franco, da Zona Leste. Eldorado, ☎ 2197-7800. Center Norte, ☎ 2224-5959. Anália Franco, ☎ 2643-4520

CALÇADOS

Adidas (19,6%)
Nike (16,2%)
Arezzo (9,7%)

Os sete endereços da Adidas na Grande São Paulo, a maioria em shoppings, vendem os últimos lançamentos da marca, como os tênis de corrida UltraBOOST. Há ainda seis outlets na região. Adidas. adidas.com.br.

BEBÊS E CRIANÇAS

Alô Bebê (42,1%)
Tip Top (19,2%)
Puket (12,1%)

Paraíso dos pais de bebês que buscam artigos como carrinhos, banheiras e cadeirões (a preços que variam de 400 a 3 000 reais). Cinco das doze unidades na cidade dispõem de área de recreação. Alô Bebê. alobebe.com.br.

BAIRRO

Centro (13,9%)
Tatuapé (11,5%)
Vila Mariana (8,4%)

Vista aérea do Largo do Arouche, no centro (Reinaldo Canato/Veja SP)

O centro reúne a gama mais completa de serviços e entretenimento da cidade. Ficam ali os melhores teatros, como o Municipal, o Frei Caneca e o Renault, salas de cinema tradicionais, como o Cine Playarte Marabá e o Espaço Itaú, além de bares descolados, bons restaurantes e baladas sem hora para acabar, sobretudo na República e no Largo do Arouche.

+ “Banespão” reabre ao público com onze andares de atrações

+ Centro renovado: dez lugares que ajudaram a mudar a cara da região

+ Gilberto Gil se apresenta em trio elétrico no aniversário de São Paulo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.