Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Pai escreve cartas para filhos se lembrarem da mãe que morreu de câncer

Rafael Stein perdeu a mulher, a psicóloga Micaela, em setembro de 2018

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 1 jun 2019, 12h30 - Publicado em 1 jun 2019, 12h12

O empresário Rafael Stein, de 41 anos, criou um blog para seus filhos se lembrarem da mãe que morreu em setembro de 2018, vítima de câncer de mama.

Em “Cartas para Maria”, Stein conta histórias sobre a sua ex-mulher aos dois filhos que teve com ela: Maria Clara, hoje com 7 anos, e Francisco, com 3. A psicóloga Micaela foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2017, quando o filho mais novo tinha apenas 10 meses de idade.

  • Em entrevista a revista Crescer, Stein se recorda da dificuldade de contar sobre a doença da mãe de Micaela para os filhos. “O primeiro desafio foi contar para as crianças, principalmente para a Maria, então com 5 anos. Porque o Francisco era um bebê”, diz. “A Micaela contou que estava ‘dodói’ e que ia se ausentar um pouco para tomar remédios que combatiam os ‘bichinhos’. Quando ela contou que ia ficar careca, a Maria riu e então a gente brincou”.

    A ideia do blog já existia há quatro anos. Escrever cartas para a filha era um plano do casal no período em que se preparavam para percorrer o Caminho do Sol, uma caminhada de 241 quilômetros que ambos queriam fazer em onze dias. O objetivo era que os dois fizessem juntos o Caminho de Santiago, na Espanha. Por conta da doença de Micaela, a peregrinação e o blog foram adiados.

    Stein disse que os relatos em seu blog ajudaram a criar uma rede de apoio entre pessoas que passam por situações semelhantes. “Foi muito curioso o que aconteceu, porque não era o intuito do blog, que é algo muito pessoal. Mas, na prática, algumas pessoas se identificaram com a história e entraram em contato comigo”, afirma. Atualmente, o empresário se dedica a pesquisas sobre paternidade e educação.

    Continua após a publicidade
    Publicidade