Continua após publicidade

Padre distribui folheto contra homofobia e provoca comoção na internet

O religioso Paulo Sérgio Bezerra, à frente de paróquia em Itaquera, diz ter perdido a paciência com a "intolerância das igrejas"

Por Pedro Henrique Tavares
Atualizado em 1 jun 2017, 16h47 - Publicado em 24 jun 2015, 19h15

No domingo (21), a foto de um panfleto da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera, foi compartilhada centenas de vezes no Facebook. A imagem mostrava o caderno de orações, que trazia um apelo para que a “ofensiva homofóbica, fundamentalista e histérica presente no Congresso Nacional seja enfrentada com ousadia e serenidade”.

+ Ativistas protestam na Prefeitura contra foie gras

De acordo com o padre Paulo Sérgio Bezerra, responsável pela congregação, a igreja realiza anualmente um seminário que antecede a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo. Este ano, o debate entre “igreja e sexualidade” se fez presente. “Perdemos a paciência com a hipocrisia e intolerância das igrejas. Por isso, precisamos dar uma resposta”, explica Bezerra.

Sobre a polêmica recente entre o jornalista Ricardo Boechat e o pastor Silas Malafaia, Bezerra revelou apoio à atitude do comunicador e que Boechat fez com Malafaia o mesmo que “Jesus fez ao expulsar com chicote os comerciantes que estavam no Templo de Jerusalém”.

Continua após a publicidade

+ Promotoria pede quebra de sigilos de Gabriel Chalita

“Até mesmo Jesus teve seu momento de ira. O que ele fez foi colocar pra fora tudo que estava incomodando em relação à hipocrisia de Malafaia. Eu não teria coragem para fazer o mesmo, mas apoio a declaração”, revela.

folheto
folheto ()
Continua após a publicidade

Pregações manipuladas

O religioso ainda argumenta que grande parte das pregações exaltadas de padres e pastores deixam escapar uma série de preconceitos. “São frases da Bíblia colocadas fora de contexto. Esses discursos resultam na falta de tolerância religiosa, o que também causa violência”, declara.

+ Acompanhe as últimas notícias da cidade

Continua após a publicidade

No entanto, para ele, a atitude reformista de sacerdotes ainda resulta em marginalização na comunidade cristã. “Quem pensa diferente acaba colocado de lado. Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho nas bases”, garante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.