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Por que cerca de 400 padarias de SP decidiram não vender mais cigarros

Panificadores dizem que não voltarão atrás se não houver negociação por parte dos fabricantes de cigarros

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 abr 2019, 09h36

Cerca de 400 padarias da Grande São Paulo decidiram nesta segunda (1º) parar de vender cigarros. A decisão tem duas explicações: a onda de assaltos a esse tipo de comércio e a baixa margem de lucro com a venda do produto. Cerca de 6 mil padarias são registradas na Região Metropolitana de São Paulo. A informação é do G1.

De acordo com a Sampapão, grupo que integra o Sindicato dos Indústrias de Panificação de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria de São Paulo, em média, a margem bruta do lucro para comercialização dos cigarros das padarias é de 6,9%, mas há muitos descontos sobre esse percentual.

Segundo o sindicato, 95% das padarias do estado estão sob o regime de tributação do Simples Nacional e pagam impostos sobre o faturamento entre 4,5% e 7,8%, dependendo da faixa de faturamento da empresa. Os comerciantes também reclamam das taxas que são descontadas pelas operadoras de cartões de crédito.

O valor de uma cartela de cigarro custa, em média, entre R$ 6 e R$ 10, dependendo da marca. As empresas de cartões cobram até 3% nas operações em crédito e 1,5% no débito de cada venda.

Essa decisão ganhou volume em adesões e os panificadores dizem que não voltarão atrás se não houver negociação por parte dos fabricantes de cigarros. Os comerciantes querem uma margem de 12% de lucro junto às empresas que produzem cigarros.

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