Os mais amados de São Paulo: endereços queridos dos paulistanos

Pesquisa feita com leitores de VEJA SÃO PAULO revela os espaços culturais, gastronômicos e de lazer mais lembrados

Pelo segundo ano consecutivo, Vejinha apresenta os preferidos dos paulistanos. Para chegar aos nomes dos 25 eleitos dos moradores da cidade — entre restaurantes, salas de espetáculo, baladas, universidades, estádios e lojas —, a revista encomendou uma pesquisa à Inteligência Abril, que pertence ao Grupo Abril, o mesmo que publica VEJA SÃO PAULO.

Foram consultadas 920 pessoas, a maior parte delas pertencente às classes A e B, para definir os resultados de “Os Mais Amados de São Paulo”. Na composição desse grupo, 53% eram homens e 47%, mulheres. Os questionários foram divulgados pelo site da publicação no período de 25 de fevereiro a 10 de março. Como resultado, está destacado o nome dos três preferidos de cada uma das categorias. Há de endereços centenários aos que surgiram apenas na última década.

Variam de centros culturais como o Museu de Arte de São Paulo, o Masp, a parques como o Ibirapuera, passando por estabelecimentos como o supermercado Pão de Açúcar e a loja de brinquedos Ri Happy. Em outras categorias, o que se viu foram disputas acirradíssimas. No caso da casa de shows mais querida, a vitória foi por apenas quatro décimos entre a primeira colocada, a Sala São Paulo, e a segunda, o Credicard Hall. Nas páginas a seguir, estão detalhados esses e outros resultados de lugares que estão no coração dos paulistanos.

Casas de show

O endereço para espetáculos musicais preferido da capital não era mais do que um saguão do majestoso complexo de edificações da antiga Estação Júlio Prestes, concluída em 1938 como ponto de partida da Estrada de Ferro Sorocabana. Projetado por Christiano Stockler das Neves e Samuel das Neves, esse patrimônio histórico da cidade se transformou em espaço para concertos em 9 de julho de 1999, com a apresentação da sinfonia Ressurreição, de Gustav Mahler. Vem chamando atenção desde então não só pela beleza do prédio, como também pela acústica impecável, perfeita para ser a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), hoje um conjunto de renome internacional. Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, ☎ 3367-9500.

Sala São Paulo – 24,4%

Citibank/Credicard Hall – 24%

 Espaço das Américas – 11,7%

Inspirado na Ópera de Paris, o Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911

Inspirado na Ópera de Paris, o Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911 (SYLVIA MASINI/Divulgação)

Teatro

Inspirado na Ópera de Paris, o Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911 para satisfazer a elite paulistana. Desde a abertura, o teatro projetado por Ramos de Azevedo recebeu grandes astros da música lírica. Seu palco foi cenário para a atuação de celebridades como o tenor italiano Enrico Caruso e a soprano americana Maria Callas. E foi em seu saguão que transcorreu a Semana de Arte Moderna, que projetou São Paulo no mundo das artes. Tombado como patrimônio histórico desde 1981, o Municipal se recupera de uma crise administrativo-financeira desde 2015. Isso acarretou temporadas operísticas limitadas a quatro espetáculos ao ano, o que não impediu que em 2018 cerca de 195 000 pessoas assistissem à programação. Teatro Municipal. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, centro, ☎ 3053-2100.

 Teatro Municipal – 29,8%

 Teatro Bradesco – 17,5%

 Teatro Santander – 12,8%

Rede de cinemas

Não por acaso, a maior rede da cidade é também a queridinha dos paulistanos. Esbanjando conforto, é da Cinemark o primeiro cinema vip da cidade, com quatro salas, aberto no Shopping Cidade Jardim em 2008. Em 22 anos de Brasil, a rede espalhou-se por 168 salas em São Paulo. Cinemark. www.cinemark.com.br.

 Cinemark – 44,7%

Kinoplex – 13,3%

Espaço Itaú – 10,1%

Livraria

Nacional e cenário ocupado constantemente por grandes lançamentos, a rede de seis lojas sempre foi um refúgio para os amantes dos livros, isso desde a inauguração como uma pequena livraria, em Perdizes, em 1947. Livraria Cultura. www.livrariacultura.com.br.

Cultura – 39,1%

Saraiva – 35,5%

Livraria da Vila – 15,4%

Casa noturna

Entre espigões da Vila Olímpia, fica a balada predileta de quem mora em São Paulo. Com um globo espelhado gigante, a casa atrai o público ao reeditar sucessos das pistas de dança dos anos 1970, 1980 e 1990. The History. Rua Gomes de Carvalho, 820, Vila Olímpia, ☎ 3846-4498.

The History – 14,2%

Villa Country – 12,0%

Overnight – 4,5%

Masp: com acervo permanente de Renoir, Picasso e Portinari, entre tantos outros

Masp: com acervo permanente de Renoir, Picasso e Portinari, entre tantos outros (TOMÁS ARTHUZZI/Divulgação)

Centro cultural

Não bastasse ser um dos maiores cartões-postais da cidade, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) é pura poesia na apresentação de seu acervo permanente, o mais expressivo do país com pinturas de Renoir, Picasso e Portinari, entre tantos outros. Além de ter projetado o prédio, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi criou o espaço expositivo com cavaletes de concreto e placas de vidro nos quais as obras de arte parecem flutuar. O edifício também abriga mostras temporárias que atraem multidões. Em cartaz até 28 de julho, a exposição que reúne 92 obras da artista paulista Tarsila do Amaral tem o mérito de trazer de volta ao Brasil a obra-prima Abaporu (1928), como Vejinha revelou em primeira mão. Com esse blockbuster do mundo das artes, a administração do museu espera receber cerca de 250 000 visitantes. Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959.

Masp – 27,3%

2º Pinacoteca – 16,0%

3º Centro Cultural São Paulo – 6,3%

Colégio

Está no topo das preferências um dos colégios particulares mais tradicionais da cidade. Com mensalidades acima de 3 000 reais, o Bandeirantes tem como especialidade a formação de alunos para ingresso no mundo universitário valendo-se de modernas tecnologias. Colégio Bandeirantes. Rua Estela, 268, Vila Mariana, ☎ 5087-3500.

1º Bandeirantes – 15,3%

2º Dante – 12,5%

Objetivo – 9,6%

USP: possui 42 unidades de ensino distribuídas em dez câmpus pelo estado

USP: possui 42 unidades de ensino distribuídas em dez câmpus pelo estado (Bruno Niz/Veja SP)

Universidade

A maior universidade pública brasileira também é a mais amada por aqueles que moram na maior metrópole do país. Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) possui 42 unidades de ensino distribuídas em dez câmpus pelo estado, o principal deles no bairro do Butantã, na Zona Oeste. Com um corpo docente de quase 6 000 professores, oferece mais de 200 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A instituição, porém, atravessa a pior crise de sua história, com 87% do orçamento anual de 5,7 bilhões de reais consumido pela folha de pagamento. USP. www5.usp.br

USP – 28%

Mackenzie – 14,9%

FGV – 11,0%

Allianz Parque: capacidade para abrigar 27 000 torcedores

Allianz Parque: capacidade para abrigar 27 000 torcedores (MARCELO SONOHARA/Divulgação)

Estádio

Inaugurada em novembro de 2014, a arena multiúso é usada para sediar os jogos do Palmeiras, o famoso Palestra Itália, e também para receber grandes shows. Antes da reforma, sua acanhada área para arquibancadas e numeradas tinha capacidade para abrigar 27 000 torcedores. Depois da remodelação, passou a comportar até 55 000 pessoas em espetáculos musicais, ofertando ao público 178 camarotes privativos, restaurantes, lanchonetes e lojas dentro de um mesmo complexo. Allianz Parque. Avenida Francisco Matarazzo, 1705, Água Branca, ☎ 4800-6680.

Allianz Parque – 36,2%

Pacaembu – 22,7%

Morumbi – 20,7%

Concessionária

Por uma margem de apenas três décimos, a Caltabiano tornou-se a favorita dos paulistanos, desbancando a Caoa, vencedora no ano passado. Controlada pela família Caltabiano desde a fundação, em 1923, a concessionária vende modelos importados, bem como seminovos de marcas nacionais, em nove lojas espalhadas pela capital. Caltabiano. www.caltabiano.com.br.

Caltabiano – 21,4%

Caoa – 21,1%

Itavema – 9,9%

Unidade Morumbi: quase 600 leitos de internação

Unidade Morumbi: quase 600 leitos de internação (Divulgação/Divulgação)

Hospital

Uma referência em medicina inclusive fora do Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein foi inaugurado em 1971. Além de sua gigantesca sede, no Morumbi, com quase 600 leitos, possui unidades de pronto atendimento, médicos de família e serviço de exames laboratoriais em bairros como Jardim Paulista, Ibirapuera, Alto de Pinheiros, Perdizes e Vila Mariana. Mantém ainda um centro de atendimento em Paraisópolis. Hospital Israelita Albert Einstein. www.einstein.br

Albert Einstein – 24,9%

Sírio-Libanês – 19,2%

Oswaldo Cruz – 11,6%

Parque Ibirapuera: recebe pelo menos 60 000 visitantes nos fins de semana

Parque Ibirapuera: recebe pelo menos 60 000 visitantes nos fins de semana (Leo Martins/Veja SP)

Parque

Com administração concedida à iniciativa privada e cujo contrato deve ser assinado em dois meses segundo previsão do prefeito Bruno Covas, o parque favorito dos paulistanos foi inaugurado em 1954, por ocasião do quarto centenário da capital. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes e Roberto Burle Marx, esparrama-se por 1,6 milhão de metros quadrados. Essa imensidão verde costuma receber pelo menos 60 000 visitantes nos fins de semana, público interessado em praticar esportes ou simplesmente admirar a paisagem. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, ☎ 5574-5045.

Ibirapuera – 51,1%

2º Villa-Lobos – 13,6%

Água Branca – 5,9%

Maternidade

Na Pro Matre, em operação desde 1936, foram realizados mais de 300 000 partos. Esse número equivale a cerca de 4 000 crianças por ano, 333 por mês, onze por dia, ou uma a cada duas horas. Virou, assim, o lugar preferido das paulistanas para ter seus filhos. Vantagem extra: sua sede fica pertinho da Avenida Paulista. Pro Matre. Rua São Carlos do Pinhal, 139, ☎ 3269-2233.

Pro Matre – 28,8%

Albert Einstein – 22,7%

3º São Luiz – 18,4%

Pão de Açúcar: mais de 2 000 pontos de venda

Pão de Açúcar: mais de 2 000 pontos de venda (ARTHUR SIMÕES/Divulgação)

Supermercado

A rede de supermercados predileta de quem mora em São Paulo teve um começo singular. Surgiu como uma doceria, fundada em 1948 pelo imigrante português Valentim dos Santos Diniz, que a batizou de Pão de Açúcar. Em uma década de funcionamento, o empresário, mantendo o nome, transformou-a em supermercado, um sistema de varejo ainda pouco difundido no Brasil da época. Nas lojas, há desde seção de verduras orgânicas até boa seleção de azeites e cafés. Como novidade, dispõe de uma unidade dedicada aos vinhos na Rua Augusta, que também pode ser acessada on-line, sempre com muitas ofertas. Em 2012, a multinacional francesa Casino passou a ser a controladora do Grupo Pão de Açúcar, ou GPA. Atualmente é uma das maiores redes do ramo no país, com mais de 2 000 pontos de venda. Pão de Açúcar. paodeacucar.com.

Pão de Açúcar – 26,3%

Casa Santa Luzia – 12,9%

3º St Marche – 10,7%

Produtos de beleza

Rede francesa, que acaba de inaugurar a décima unidade na capital e também a segunda da Zona Leste, a Sephora se consolida como a loja de cosméticos mais desejada dos paulistanos. Fundada em 1970 em Paris, é referência por vender produtos de beleza de marcas internacionais como M.A.C, Lancôme e Urban Decay, além de linhas nacionais assinadas por influenciadoras como Marina Smith e Bruna Tavares. Sephora. www.sephora.com.br.

Sephora – 22,5%

O Boticário – 17,4%

L’Occitane en Provence – 14,8%

Shopping Iguatemi: recebe uma média diária de quase 50 000 pessoas

Shopping Iguatemi: recebe uma média diária de quase 50 000 pessoas (Tuca Reinés/Divulgação)

Shopping

Primeiro shopping center da América Latina, o Iguatemi foi fundado em 1966 e reúne 300 lojas, entre as quais se encontram grifes de luxo exclusivas como Saint Laurent, Diane Von Furstenberg, Christian Louboutin e Tory Burch. O centro de compras recebe uma média diária de quase 50 000 pessoas, interessadas não só nas vitrines dessas butiques mas em fazer refeições em restaurantes badalados como o Manioca, da chef Helena Rizzo, e a clássica churrascaria Rodeio. Shopping Iguatemi. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano, ☎ 3048-7394.

Iguatemi – 14,6%

Morumbi – 12,2%

3º Pátio Higienópolis – 9,0%

Número um em brinquedos: Ri Happy

Número um em brinquedos: Ri Happy (DAVID MARTINS/Divulgação)

Loja de Brinquedos

A variedade de brinquedos em prateleiras distribuídas por um ambiente colorido onde a criançada pode se divertir deu mais uma vez à Ri Happy o título de loja do segmento favorita dos paulistanos, repetindo o feito do ano passado. Se desde 2012 é controlada pelo fundo Carlyle, a rede tem uma história curiosa. Foi aberta em 1988 pelo pediatra Ricardo Sayon e chegou a ter cinco lojas, que não vingaram. As atividades foram interrompidas três anos depois da inauguração, mas o fundador reabriu o negócio meses depois em outros pontos, que se tornaram um sucesso. Conta com 23 lojas na capital e um outlet, inaugurado em 2018, na Rodovia dos Bandeirantes. Ri Happy. www.rihappy.com.br.

1º Ri Happy – 48,7%

2º PBKids – 24,2%

3º Armarinhos Fernando – 14,8%

Pet shop

Nasceu como uma loja de produtos agropecuários em 1985. A grande virada da Cobasi ocorreu sete anos depois, quando assumiu o visual de shopping center do mundo dos bichos, inalterado até hoje. Com 24 lojas na capital, tornou-se referência em serviços para pets, o que a leva a conquistar a preferência da maior parte dos paulistanos pela segunda vez consecutiva. Como mostra de sua preocupação social, mantém um centro de adoção que aproximou mais de 30 000 animais abandonados de novos donos. Cobasi. www.cobasi.com.br.

Cobasi – 49,2%

Petz – 26,4%

Dog’s Day – 2,2%

Loja para crianças

Destino certo para quem tem recémnascidos em casa ou na família, está há trinta anos no mercado de artigos infantis e atende paulistanos em doze unidades espalhadas por todos os cantos da capital, com uma oferta ampla e variada. Em suas estantes, araras e expositores, estão calçados, roupas e brinquedos, além de itens considerados essenciais para bebês, como mamadeiras, chupetas, cadeirões e carrinhos. Para conforto de pais que não são de primeira viagem, cinco filiais de São Paulo dispõem ainda de área de recreação para deixar a criançada na hora da compra. Alô Bebê. www.alobebe.com.br.

Alô Bebê – 38,4%

Paola da Vinci – 13,5%

Tip Top – 11,7%

Joalheria

Com mais de 200 lojas pelo Brasil e 53 delas só em São Paulo, a Vivara assumiu o lugar de favorita de quem tem como objeto do desejo peças de ouro e pedras preciosas. Antes de se tornar a maior rede de joalheria do Brasil, nasceu em 1962 como uma loja familiar no então elegante centro da cidade. Vivara. www.vivara.com.br.

Vivara – 32,3%

H Stern – 23,9%

Tiffany & Co. – 13%

Leroy Merlin: número um em material de construção

Leroy Merlin: número um em material de construção (Divulgação/Divulgação)

Material de construção

A francesa Leroy Merlin chama a atenção dos interessados em construção, jardinagem e bricolagem desde 1998, quando foi inaugurada a primeira loja paulistana, na região de Interlagos. Pesam nesta segunda vitória o atendimento informal e os materiais na linha faça você mesmo, que ajudam a transformar o que seria trabalho em pura diversão. Nas oito filiais da capital, os clientes encontram ainda uma ampla linha de ferramentas. Há dois anos a empresa apresentou à capital a Zôdio, loja dedicada apenas à decoração. Leroy Merlin. www.leroymerlin.com.br.

1º Leroy Merlin – 64,5%

2º C&C – 15,4%

3º Telhanorte – 14,1%

Moda feminina

Com dezessete lojas em São Paulo e pouco mais de trinta anos de história, a rede de roupas femininas assume pela primeira vez o posto de mais amada das moradoras da cidade. Embora também mantenha uma linha de produtos masculinos, é entre as mulheres que faz mais sucesso. Com marca própria, também comercializa itens como acessórios, cosméticos e maquiagem. Le Lis Blanc. www.lelis.com.br.

Le Lis Blanc – 26,1%

Shoulder – 13,2%

Dudalina – 11,6%

Moda masculina

Quando o tema é moda masculina, os paulistanos tem um nome na ponta da língua: Brooksfield. São dezenove lojas para atender interessados em roupas de linha mais clássica, com destaque para a oferta de ternos e paletós, confeccionados com lã fria e tecidos italianos. Brooksfield. www.brooksfield.com.br.

Brooksfield – 25,8%

Vila Romana VR – 10,7%

Lacoste – 9,6%

Tock&Stok : eleita número um no teste VEJA SÃO PAULO

Tock&Stok : eleita número um no teste VEJA SÃO PAULO (Divulgação/Divulgação)

Móveis e decoração

Não é surpresa a vitória pela segunda vez consecutiva da Tok & Stok quando o assunto é decoração. A rede consegue combinar dois ingredientes essenciais para obter esse resultado: móveis e objetos moderninhos e cheios de estilo sempre a preços razoáveis. Aberta por um casal de franceses há 41 anos, possui mais de cartorze unidades distribuídas pela capital e também na região metropolitana de São Paulo. No total, são cerca de 54 endereços no país. Tok&Stok. www.tokstok.com.br.

Tok&Stok – 34,7%

Etna – 16,3%

Camicado – 13,8%

Mais amado dos paulistanos, Coco Bambu é destaque entre os restaurantes

Mais amado dos paulistanos, Coco Bambu é destaque entre os restaurantes (ALEX SANDRO/Divulgação)

Restaurante

Restaurante número 1 na preferência dos paulistanos, o Coco Bambu nasceu em Fortaleza e chegou à capital em 2012. Para fisgar tantos paladares, usa uma fórmula simples: um cardápio dedicado a peixes e frutos do mar feitos com creme de leite. Coco Bambu. www.cocobambu.com.

Coco Bambu – 8,9%

2º Ráscal – 7,6%

3º Outback – 7%

Bloomin’Onion, cebola gigante frita, do Outback Steakhouse: escolhido pela Zona Leste

Bloomin’Onion, cebola gigante frita, do Outback Steakhouse: escolhido pela Zona Leste (Divulgação/Divulgação)

FAVORITOS POR REGIÃO

> ZONA LESTE A rede de inspiração australiana tem em suas 24 unidades atrações como a blooming onion, a grande cebola empanada. Outback Steakhouse. www.outback.com.br.

> ZONA OESTE Famoso por seu polpettone, o Jardim de Napoli continua sendo o predileto de quem mora na região. Jardim de Napoli. Rua Martinico Prado, 463, Higienópolis, ☎ 3666-3022.

> CENTRO – É a cantina mais amada de quem mora no pedaço central da cidade e também tem uma legião de fãs mundo afora. Famiglia Mancini. Rua Avanhandava, 81, ☎ 3256-4320.

> ZONA NORTE – Especializado em comida árabe, funciona com bufê a quilo no almoço de segunda a sábado. Alibabar. Rua Doutor César, 131, Santana, ☎  2283-4008.

> ZONA SUL – Além de predileto dos paulistanos de todos os cantos da cidade, também conquistou quem mora no sul da capital. Coco Bambu. www.cocobambu.com.

cheeseburger_madero.jpeg Cheeseburger do Madero: a lanchonete queridinha dos paulistanos

Cheeseburger do Madero: a lanchonete queridinha dos paulistanos (Divulgação/Divulgação)

Lanchonete

Madero – 21%

Lanchonete da Cidade – 10,2%

Z Deli – 9,6%

Fundada em 2005 pelo chef Junior Durski, a rede curitibana tem mais de 150 unidades no país. Delas, doze são na capital. Além de hambúrgueres, as casas da marca servem carnes, massas e saladas. Madero. www.restaurantemadero.com.br/pt.

img_4363-jpg.jpeg O chope, do Bar do Juarez: unidades do Brooklin e Pinheiros

O chope, do Bar do Juarez: unidades do Brooklin e Pinheiros (Mario Bock/Divulgação)

Bar

Bar do Juarez – 12,0%

Bar Brahma – 10,5%

Veloso – 9,7%

Com quatro endereços na cidade, o bar tem jeito de boteco antigo e é ideal para reunir os colegas de trabalho após o expediente. Além de comportar grandes grupos, conta com diversas porções para partilhar. Bar do Juarez. bardojuarez.com.br.

Bacio di Latte Bacio di Latte: soveteria campeã da pesquisa

Bacio di Latte: soveteria campeã da pesquisa (Divulgação/Divulgação)

Sorveteria

Bacio di Latte – 52,5%

Häagen-Dazs – 17,7%

Frida & Mina – 6,0%

Eleita a melhor sorveteria de São Paulo em três edições da VEJA COMER & BEBER, 2011, 2012 e 2015, a rede foi responsável por popularizar os cremosos sorvetes à moda italiana. Bacio di Latte. baciodilatte.com.br.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de maio de 2019, edição nº 2633.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s