Continua após publicidade

‘Os Inquilinos’ de Sérgio Bianchi é drama autêntico e sutil

Diretor de 'Cronicamente Inviável' encontra seu melhor momento em seu sexto longa-metragem

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h57 - Publicado em 26 fev 2010, 19h21

Nascido no Paraná em 1945, o cineasta Sérgio Bianchi construiu uma consistente filmografia em São Paulo, onde mora há 42 anos. Autor de fitas polêmicas e inquietantes como ‘Cronicamente Inviável’ (2000), ele encontra seu melhor momento no cinema no drama ‘Os Inquilinos’, sexto longa-metragem de sua carreira. Desta vez, deixou de lado as falas pomposas e a verve ácida dos trabalhos anteriores para investir numa radiografia profunda da classe baixa paulistana.

Outros diretores tentaram retratar os menos favorecidos da capital paulista. Para não ir longe, Ricardo Elias focou a vida de um motoboy em ‘Os 12 Trabalhos’ e Walter Salles saiu do Rio de Janeiro para captar tristes instantâneos de uma doméstica em ‘Linha de Passe’. Ambos, contudo, são filmes artificiais. Sem maiores pretensões e muito mais autêntico e sutil, Bianchi se vale de uma história tensa e original. Apoiado por elenco afiado, abre um debate sobre como a violência se entranha na periferia, deixando seus moradores reféns do medo.

Na trama, o carregador de frutas Valter (o excelente ator de teatro Marat Descartes, em cartaz na peça ‘Toc Toc’) tem um cotidiano regrado. Sai de casa cedinho ao lado do melhor amigo (Ailton Graça), deixando os dois filhos aos cuidados da mulher (Ana Carbatti). O dia a dia da família passará por turbulências. Tudo por causa de três rapazes grosseiros que se mudaram para a casa do vizinho (Umberto Magnani). Eles não ameaçam diretamente, mas só a presença barulhenta dos “inquilinos” vira sinônimo de incômodo e perigo. Um dos melhores personagens da ficção nacional nos últimos anos, Valter traduz um sentimento que muitos brasileiros enfrentam — o de viver acuado dentro da própria casa. Dica esperta: na terça (2), às 19h20, haverá projeção no HSBC Belas Artes seguida de bate-papo com Sérgio Bianchi e Marat Descartes.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.