Clique e assine por apenas 6,90/mês

ONG paulistana reúne rede de voluntários para eventos beneficentes

O Movimento Aproximação permite um cadastro no site da organização, que informa os interessados quando será a próxima ação

Por Guilherme Queiroz - Atualizado em 6 dez 2018, 18h00 - Publicado em 5 dez 2018, 17h13

Como conciliar a correria do cotidiano com voluntariado para ações beneficentes? Essa é a pergunta que levou o empresário Stelvio Mazza a criar o Movimento Aproximação em 2014. A iniciativa reúne uma rede de interessados em colaborar em diversos eventos solidários. A primeira atuação foi em 2015, em uma festa julina beneficente para crianças.

Funciona assim: quem quiser ajudar deve entrar no portal do Aproximação e realizar um cadastro simples. Quando houver uma ação, a organização manda um lembrete, e o usuário pode decidir se quer ou não participar.

Os eventos ocorrem principalmente em finais de semana, em uma frequência mensal. “Divulgamos uma ação por vez, facilita o foco e os voluntários precisam tomar uma decisão simples: se vão ou não colaborar”, conta o fundador.

Voluntários da organização em uma festa de natal para idosos em uma casa de repouso na Zona Norte Movimento Aproximação/Divulgação/Veja SP

Nos três anos de atuação, o Aproximação já organizou eventos voltados para moradores de rua, idosos, comemorações de Dia das Crianças, Natal e Páscoa.

A verba para a realização é adquirida por meio de empresas ou pessoas. “Muitas organizações nos procuram para a realização de ações, organizamos tudo”, explica Mazza.

A última ocorreu no dia 1º de dezembro, uma festa de Natal no Unibes Cultural do Canindé, no centro da capital. Contou com a presença de 1 200 crianças e mais de 300 voluntários envolvidos. A próxima deve ocorrer no dia 15 de dezembro, com idosos que estiveram em situação de rua.

Continua após a publicidade
Publicidade