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Multas de trânsito caem 17% no 1º mês da gestão Doria

Apesar da queda geral, infrações anotadas por agentes da CET como estacionar em local proibido ou não usar o cinco de segurança, subiram 11,9%

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 13 abr 2017, 21h21 - Publicado em 13 abr 2017, 21h19

O número de multas de trânsito na capital paulista caiu 16,6% no primeiro mês da gestão do prefeito João Doria (PSDB). Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram 1 060 426 infrações registradas nas ruas da cidade em janeiro deste ano, ante 1 271 907 no mesmo mês em 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT).

O balanço mostra, porém, que enquanto as multas por radar de fiscalização, como exceder o limite de velocidade ou transitar pela faixa de ônibus, tiveram queda de 22,9% (de 1 milhão para 800 mil casos), as infrações manuais anotadas por agentes da CET como estacionar em local proibido ou não usar o cinco de segurança, subiram 11,9% (de 229,8 mil para 257,3 mil casos).

Proporcionalmente ao número total de multas aplicadas em janeiro as capturas manuais passaram de 18% do total em 2016 para 24,3% neste ano. Já os flagrantes eletrônicos caíram de 81,9% para 75 7%, de acordo com os dados da CET. Os carros continuam sendo o maior alvo das multas (68%), seguido pelos veículos utilitários (20%), motos (6%) e caminhões (4,7%).

Durante a eleição de 2016, Doria acusou a gestão Haddad de criar uma “indústria da multa” em São Paulo, usando guardas civis municipais (GCMs) para aplicarem infração de trânsito inclusive com radares pistola, usados para flagrar motociclistas. Agora, o tucano proibiu a prática, mas colocou os guardas para escoltarem os marronzinhos que realizam esse serviço.

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Os dados estatísticos foram divulgados no site Mobilidade Segura criado pela gestão Haddad. Os números referentes aos meses de fevereiro e março ainda não estão disponíveis, assim como o índice de morte por 100 mil habitantes, que está sendo revisado, segundo a Prefeitura.

A queda do número total de multas em janeiro ainda tem pouco efeito do aumento dos limites de velocidade nas marginais do Pinheiros e do Tietê, aplicados pela gestão Doria a partir do dia 25 daquele mês. Na ocasião, os limites subiram de 50 km/h para 60 km/h nas pistas locais, de 60 km/h para 70 km/h nas centrais, e de 70 km/h para 90 km/h nas expressas. Nas demais vias da cidade os limites foram mantidos pela nova gestão.

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