Mulher que caiu de brinquedo no ABC morreu de traumatismo craniano

Polícia Civil investiga queda e não descarta responsabilizar o parque pelo acidente

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 3 ago 2019, 11h04 - Publicado em 3 ago 2019, 10h41
 (Reprodução/TripAdvisor/Veja SP)
Continua após publicidade

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Santo André, no ABC paulista, concluiu que Ilma Pereira de Souza, de 40 anos, morreu em decorrência de um traumatismo craniano. A vítima caiu de um brinquedo no parque de diversões Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, no dia 24. Havia a suspeita de que ela tenha passado mal, mas a perícia apontou que a queda foi a causa da morte.

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte. O delegado Alberto José Mesquita Alves, do 1º Distrito Policial de São Bernardo, citou a necessidade de apuração de eventual homicídio culposo.

Ilma estava acompanhada da filha de 6 anos em um brinquedo chamado Brocumela, uma montanha-russa de pequeno porte voltada para crianças, quando caiu de uma altura de cerca de um metro e meio e bateu a cabeça em um ferro. A atração tem a altura máxima de cinco metros.

A vítima foi socorrida e levada ao pronto-socorro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

Os familiares de Ilma questionam a segurança do brinquedo e citam a ausência de cinto de segurança e barra de travamento. De acordo com o marido de Ilma, Aldo Joaquim de Souza, a prestação de socorro pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) demorou aproximadamente 30 minutos.

Continua após a publicidade

“O parque deveria dispor de ambulância com equipe própria de socorristas, já que atende diariamente, principalmente nos meses de férias escolares, um grande número de clientes”, afirmou, em nota, o advogado da família, Ariel de Castro Alves. “A criança estava ao lado da mãe quando ocorreu o acidente e ficou traumatizada. Todas as circunstâncias da ocorrência precisam ser devidamente esclarecidas.” 

No dia do acidente, a Cidade da Criança expressou, em nota, solidariedade aos familiares da vítima e informou que aguardava os laudos periciais e médicos para que o caso fosse “completamente esclarecido”. “O Parque Cidade da Criança ressalta que o socorro médico foi prestado imediatamente à vítima, que foi transportada até um hospital pelo Samu”, afirmou na ocasião. 

“O parque preza e sempre prezou pela segurança de seus visitantes, com um rígido calendário de manutenção e avaliação das condições de funcionamento dos brinquedos”, declarou no dia 24. “O Cidade da Criança reitera este compromisso e está à disposição das autoridades.”

Continua após a publicidade

Procurado nesta sexta-feira, 2, o parque ainda não se manifestou após a conclusão do laudo do IML. 

De acordo com o parque de diversões, este foi o primeiro incidente registrado no local em seus mais de 50 anos de funcionamento.

A área onde se localiza o parque foi utilizada em filmes e novelas dos estúdios cinematográficos Vera Cruz. Após a gravação da novela Redenção, da TV Excelsior, o local passou a ser administrado pela prefeitura de São Bernardo, por meio de permissões e concessões, e foi aberto ao público como um parque de diversões infanto-juvenil em 10 de outubro de 1968.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.