Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Pepe estava com câncer no esôfago e desde janeiro passava por cuidados paliaticos

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de um câncer no esôfago. Mujica estava sob cuidados paliativos desde janeiro, quando optou por interromper os tratamentos após o avanço da doença, que já havia se espalhado para o fígado.
Figura icônica da esquerda latino-americana, Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Durante seu governo, ficou conhecido por políticas progressistas, como a legalização do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da maconha.
Seu estilo de vida simples, morando em uma chácara nos arredores de Montevidéu e doando boa parte de seu salário, também o tornou admirado internacionalmente.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
Antes da presidência, Mujica teve uma trajetória marcada pela militância no movimento guerrilheiro Tupamaros, pelo qual foi preso por mais de uma década durante a ditadura militar. Após a redemocratização, atuou como deputado, senador e ministro da Agricultura.
Mujica passou seus últimos dias ao lado da esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, e manteve-se politicamente ativo até o fim, apoiando a candidatura do atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. O governo confirmou a morte do ex-presidente.