Ministério da Saúde confirma quarto caso de coronavírus na capital
Inicialmente pasta não havia contabilizado paciente de 13 anos, mas voltou atrás na tarde desta quinta (5)

Uma adolescente que retornou da Itália no domingo (1º) é o quarto caso confirmado de coronavírus no Brasil. Ela, moradora da capital paulista, realizou exames na Beneficência Portuguesa, e a contraprova foi feita no Instituto Adolf Lutz.
Durante coletiva de imprensa em Brasília realizada na quarta (4), o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta havia dito que o caso estava em investigação. Depois que a contraprova foi confirmada, a pasta inicialmente não incluiu a adolescente entre os portadores do vírus reconhecidos pelo ministério. O motivo: ela não apresentou sintomas como febre e problemas respiratórios. Mas voltou atrás no início da tarde desta quinta (5).
De acordo com o governo do estado, São Paulo tem 130 casos suspeitos da doença, em último balanço divulgado na terça (3). São quatro casos confirmados no Brasil, e todos vieram de outros países. O terceiro paciente, confirmado como portador do Covid-19 na quarta, é natural da Colômbia. Ele tem 46 anos, mora na capital paulista e voltou de viagem recentemente de diversos países da Europa, como Itália, Áustria, Alemanha e Espanha.
O governo federal reitera que não há sinal de evidência de circulação sustentada do vírus em território nacional.
Medidas de prevenção ao novo coronavírus
O Ministério da Saúde recomenda como medidas de prevenção ao novo coronavírus:
– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– evitar contato próximo com pessoas doentes;
– ficar em casa quando estiver doente;
– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
O ministério explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
(Com informações da Agência Brasil)