Continua após publicidade

Metrô vai tirar esteiras rolantes da Consolação

A operação deve interditar parte do túnel no próximo feriado, no dia 15 de novembro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 nov 2018, 12h00

O Metrô de São Paulo decidiu retirar três dos quatro conjuntos de esteiras rolantes da ligação entre as estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde, em uma operação que deve interditar parte do túnel no próximo feriado, no dia 15 de novembro.

A previsão é concluir a obra até o feriado seguinte, no dia 20. A medida será por questões de segurança e para dar maior fluidez ao túnel, tido como superlotado desde que a conexão entrou em operação comercial, há seis anos.

Das seis esteiras atuais, quatro serão retiradas, deixando no lugar rampas comuns. As esteiras, localizadas próximas às plataformas da Estação Consolação, traziam muitos usuários para perto dos locais em que os passageiros esperam os trens.

A lotação do túnel foi detectada desde que a operação comercial foi aberta, em 2012. A companhia sempre alegou que o aparente subdimensionamento do túnel era decorrente da falta de novas conexões da rede, em especial a Linha 5-Lilás, que ficou em obras todos esses anos. 

Para evitar empurrões, ou mesmo o risco de que alguém caia nos trilhos, o Metrô já vinha adotando uma série de ações preventivas, como a instalação de grades e, nos horários de pico desligando uma das esteiras, para reduzir a velocidade com que passageiros desembocassem na plataforma.

Continua após a publicidade

Agora, sem as esteiras, no túnel comum, as pessoas andarão em um fluxo contínuo (sem precisar sair de uma esteira e entrar na seguinte), o que promete maior fluidez. Além disso, há expectativa de haver mais espaço para as pessoas, por causa da retirada das estruturas. 

As medições da empresa apontam que, hoje, gasta-se uma média de 500 segundos (pouco mais de oito minutos) para se cruzar a ligação nos horários de pico. As projeções são de que, com a mudança, será de 300 segundos (cinco minutos). 

“Acho esse túnel estreito para a quantidade de gente que passa aqui. Está sempre lotado. E as esteiras estão sempre desligadas” disse a universitária Camila Valverde, de 20 anos, moradora do Butantã, zona oeste de São Paulo, que estuda na região da Paulista. “Se ajudar a diminuir a lotação, pode ser uma boa”, afirmou.

“Eu só fico imaginando quanto custou instalar isso. Parece que faltou planejamento. Instalar a esteira para depois retirar”, questiona outro usuário, o bancário Rafael Renato Vilares, de 27 anos. 

Continua após a publicidade

A decisão de retirar a esteira está relacionada à abertura das novas estações da Linha 5-Lilás, que liga o centro da cidade à zona sul. Essa mudança criou novas estações de conexão entre linhas, dando mais possibilidades de rotas aos usuários.

“Com a entrada em operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô da cidade ganhou novos pontos de transferência, o que tornou tanto possível quanto necessária a realização da remoção” das esteiras acrescenta a estatal. 

As duas esteiras restantes ficarão na subida, no sentido de quem vem da Estação Paulista, uma em frente da outra. Já o equipamento retirado deve ser reaproveitado, diz a empresa, na Estação Clínicas, da Linha 2-verde. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.