Continua após publicidade

Designer cria logotipos para bairros de São Paulo

Pedro Campos, do Butantã, se inspira nos nomes e história das regiões para desenhar

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h09 - Publicado em 5 dez 2014, 14h53

E se cada bairro tivesse sua identidade visual, com direito ao um logotipo representando a região? Essa foi a ideia do designer gráfico paulistano Pedro Campos. 

Criado no Butantã, sempre teve curiosidade em saber por que seu bairro, na Zona Oeste, ganhara aquele nome e o que ele significava. Começou a se interessar pela memória das regiões da cidade até que, em 2009, pensou em criar logotipos baseados nas histórias.

O projeto, no entanto, foi anotado em um caderninho e esquecido. “Há cerca de três meses, após uma crise criativa, decidi tirá-lo do papel”, afirma Campos. Da iniciativa surgiur o Identidade São Paulo. “Descobri curiosidades legais, como a origem do nome Moema”, conta. Entre as várias versões, a mais interessante, segundo ele, é a homenagem a um dos personagens da obra Caramuru, poema épico escrito por frei José de Santa Rita Durão, em 1781.

Na obra, a índia Moema se apaixona pelo português Diogo Álvares, que por sua vez, gostava da índia Paraguaçu. Os dois se casam e decidem ir para Portugal. Em um ato de desespero, Moema se joga no mar para segui-los e acaba morrendo afogada. “Os três personagens estão no logo criado”, explica Campos.

 

Continua após a publicidade

Outro bairro com história curiosa é a Casa Verde. Antigamente, a propriedade era conhecida como o Sítio das Meninas da Casa Verde. As garotas eram as sete irmãs solteiras de José Arouche de Toledo Rendon, proprietário também de terras no Largo do Arouche e na Vila Buarque. O sítio era onde as irmãs passavam as férias. Elas nunca se casaram.

projeto identidade são paulo casa verde
projeto identidade são paulo casa verde ()

O logo do bairro da Sé, marco zero da cidade, foi o primeiro a ser desenhado. Hoje, já são 21 imagens, entre elas as de Pinheiros, Canindé e Mooca. “Ainda não posso me dedicar 100% ao projeto, mas quero que os logos do projeto estampem produtos como camisetas, almofadas, capinhas de celular”, diz. No momento, ele está em busca de fornecedores. “Acredito que no ano que vem estaremos com isso pronto”, afirma.

Por enquanto, é possível comprar alguns desses produtos no São Paulo City, loja virtual parceira do Identidade São Paulo. As capinhas para celulares podem ser adquiridas por 44,90 reais e as camisetas por 49,90 reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.