Continua após publicidade

Lixeiro reclama da falta de cuidado da população e post viraliza

Maxsuel dos Santos relatou ter se cortado três vezes durante o trabalho e contabilizou mais de 100 000 reações na rede social

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 3 dez 2018, 19h37 - Publicado em 3 dez 2018, 19h35

Um post feito por um morador de uma pequena cidade do Rio Grande do Sul viralizou no Facebook nas últimas semanas. Na publicação, que conta com quase 200 000 compartilhamentos, o lixeiro Maxsuel dos Santos reclama da falta de cuidado da população na hora de descartar o lixo contendo objetos cortantes.

(Facebook/Reprodução/Veja SP)

Já é o terceiro corte fundo em menos de três meses!”, relatou ele, que em seguida orienta os internautas sobre como evitar esse tipo de acontecimento: “Não coloquem vidro misturado no lixo, botem dentro de garrafa pet (…) Se todo mundo colaborar esse tipo de acidente não acontece !”.

Para o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Senac, Fernando Rodrigues da Silva, o cuidado deve ser redobrado com objetos como o vidro, e também latas e itens de metal que apresentem pontas: “Não é só o vidro que pode provocar cortes nos catadores”.

Continua após a publicidade

“No caso de materiais frágeis que quebraram, o ideal é embrulhar em materiais grossos, e deixar marcado que ali contém objeto cortante”, orientou Silva. Os responsáveis pelo descarte em casa podem usar também outros objetos para colocar o vidro, como foi orientado por Santos: “Pode colocar também dentro de uma caixa de leite ou uma garrafa plástica, mas sempre identificando que ali contém vidro”.

O professor também deu dicas sobre como descartar corretamente o lixo, confira:

  • Os recicláveis: quase tudo hoje pode ser considerado reciclável. Os papéis (exceto higiênico e absorventes de cozinha que contenham gordura), metais, plásticos e também vidros.
  • Como separar: é importante ter uma coleta só com orgânicos, outra com os recicláveis, e separar também os que não se enquadram em nenhuma das categorias anteriores, como pilhas e lâmpadas, que precisam ser levados para locais específicos.
  • Lavar o reciclável: o ideal é que ocorra a lavagem antes do descarte do reciclável, pois pessoas manusearão esses materiais. Se tem resto de comida, pode apodrecer e atrair vetores (mosquitos, baratas e ratos). Sempre deve passar uma água para tirar o excesso antes de colocar no saco de lixo.
  • Evitando acidentes: as latas que podem ser abertas com abridores ficam com pontas perigosas. É importante isolar as extremidades que ficam na tampa dentro da própria lata, ou embrulhar no papel. Essa dica também é importante para os sacos plásticos usados para colocar o lixo, se itens pontudos são colocados de qualquer jeito, pode ser que o saco rasgue.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.