Continua após publicidade

Livro conta história da Revolução de 1924

Duarte Pacheco Pereira é o autor do livro '1924 — O Diário da Revolução: os 23 dias que Abalaram São Paulo', com lançamento neste sábado (27), na Pinacoteca

Por Henrique Skujis
Atualizado em 5 dez 2016, 18h53 - Publicado em 26 mar 2010, 16h48

Ao contrário do que aconteceu na célebre Revolução de 1932, quando os combates se deram nos arredores da cidade, a pouco lembrada Revolução de 1924 fez das ruas da capital um campo de batalha — 300 000 dos 700 000 paulistanos precisaram deixar sua casa. “É um capítulo sangrento e desconhecido da nossa história”, conta Duarte Pacheco Pereira, autor do livro ‘1924 — O Diário da Revolução: os 23 dias que Abalaram São Paulo’, com lançamento neste sábado (27), na Pinacoteca. Descontentes com a Primeira República, jovens oficiais (foto) tentaram dominar a cidade entre os dias 5 e 27 de julho daquele ano. O plano era atacar o Rio e derrubar o presidente Arthur Bernardes. Apenas quando o governo federal entrou na briga os revoltosos bateram em retirada.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.