Continua após publicidade

Justiça condena mulher por racismo contra enfermeira

Paciente que era atendida em UBS da Zona Leste disse que "preto não merece respeito pela cor" à profissional negra; caso ocorreu em 2020

Por Hyndara Freitas
26 ago 2022, 17h05

Uma mulher foi condenada a prestar serviços à comunidade por ter feito ofensas racistas contra uma enfermeira negra em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itaim Paulista, na Zona Leste da capital, em novembro de 2020. Ela foi condenada pelo crime de injúria racial.

+ Nova administração do Villa-Lobos, Cândido Portinari e Água Branca prepara novidades

De acordo com a denúncia, a mulher esperava atendimento e pediu para passar na frente na triagem, mas a enfermeira disse que não poderia fazer isso. A paciente então ficou irritada com a demora em ser atendida e começou a fotografar a profissional de saúde, que a repreendeu pela foto sem autorização. Alterada, a mulher começou a gritar frases como “essa preta que está sentada aí sem fazer nada” e “por isso que preto não merece respeito pela cor”, além de ter chamado a vítima de “macaca”.

A Polícia Militar foi acionada por uma outra paciente, que gravou todo o ocorrido, e a mulher foi presa em flagrante. Em seu depoimento, a acusada disse que “não ofendeu a enfermeira, e que tem filhos negros, que também é negra” e negou que tenha proferido ofensas racistas.

Continua após a publicidade

Ela foi condenada em primeira instância, recorreu e, na última segunda-feira (22), o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação. A pena foi de um ano de prisão em regime aberto, mas foi substituída pela prestação de serviços comunitários porque a ré é primária.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.