Continua após publicidade

Justiça bloqueia 188 milhões de reais de Neymar em processo por fraude fiscal

Atleta, que tem patrimônio superior a 240 milhões de reais, é acusado de sonegação 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h01 - Publicado em 25 set 2015, 17h46

A Justiça Federal determinou o bloqueio de 188,8 milhões de reais de Neymar e de empresas ligadas ao jogador do Barcelona. O desembargador federal Carlos Muta entendeu que o bloqueio deve ser feito porque a dívida tributária do atacante com o fisco ultrapassa 30% do patrimônio conhecido do grupo, que é de 244 2 milhões de reais. 

Com beijinho e fotos no Instagram, loira canadense “dá sorte” para Neymar

O bloqueio havia sido pedido pela Fazenda Nacional em primeira instância, mas tinha sido negado. Na decisão, o desembargador afirma que os auditores fiscais da Receita Federal constataram infrações nas declarações do atleta ao fisco, como omissão de rendimentos do trabalho, omissão de rendimentos de fontes do exterior, omissão de rendimentos pagos pelo Barcelona, falta de pagamento de Imposto de Renda e outros. 

Manchester United oferece 760 milhões de reais por Neymar

A ação fiscal totalizou crédito tributário no valor de 188,8 milhões de reais, valor que foi agora bloqueado. Do montante, 63,5 milhões de reais se referem a imposto de renda devido entre os anos de 2011 e 2013 e, o restante, a multa e juros. 

Continua após a publicidade

No processo na Receita Federal, a multa foi majorada de 150%, percentual que só pode ser aplicado quando o fisco entende que houve sonegação, fraude ou conluio, o que pode ser inclusive notificado ao Ministério Público Federal para investigação penal. 

Bens 

O desembargador chamou a atenção ainda para o fato de a maior parte dos bens ligados a Neymar estarem em nome de pessoas jurídicas. “O atleta, Neymar Júnior, único responsável pelo auferimento dos rendimentos, declarou bens e direitos no valor de 19 658 101,26 de reais (apenas 8,05% do patrimônio do grupo Neymar)”, afirmou. 

Neymar aparece “alegrinho” em vídeo e caso repercute nas redes sociais

Continua após a publicidade

Muta acrescentou que, entre os bens declarados pelo jogador, não há bem móvel ou imóvel, um dos fatores que contribuiu para a decisão de bloquear os bens. “A maioria dos bens e direitos declarados refere-se a aplicações financeiras e saldos em contas bancárias, que são ativos de altíssima liquidez”, completou

Outro lado

A assessoriad e imprensa do jogador dibvulgou nota dizendo ser injusta a acusação de sonegação fiscal. “O atleta Neymar Jr. não sonegou impostos, tampouco qualquer uma das nossas empresas. Neymar Jr. é o único que possui uma gestão de carreira e imagem que o nosso país pode se orgulhar. Mantemos todos os direitos de imagem tributados no nosso país, decorrentes de uma gestão de mais de nove anos”, afirma a nota. 

+ Confira as últimas notícias

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a assessoria do jogador, a acusação se baseia em um entendimento equivocado de que os recursos recebeidos pela pessoa jurídica “em sua grande maioria, da cessão e licenciamento dos direitos de imagem do atleta Neymar Jr., deveriam ter sido objeto de declaração de rendimentos da pessoa física, por ser um direito personalíssimo e, portanto, insuscetível de transmissão”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.