Justiça suspende ação que proibia balas de borracha em protestos

Decisão anterior proibia PMs de usarem munição não-letal ou gás lacrimogênio durante manifestações

A Justiça de São Paulo suspendeu integralmente uma medida de restringia o uso de balas de borracha, bombas de efeito moral e armas de fogo pela Polícia Militar em protestos. A decisão acata a um pedido da Procuradoria Geral do Estado, ligado ao governo estadual.

+ Confira em que dia da semana caem os feriados de 2017

O presidente do TJ-SP,  Paulo Dimas Mascaretti, argumentou que a manutenção do veto “cria embaraços à regular atividade policial no desempenho de sua missão institucional”.  

Mascaretti disse ainda que padronizar e burocratizar determinadas condutas coloca em risco a ordem e a segurança pública “coloca em risco a ordem e a segurança pública e, mesmo, a vida e a segurança da população e dos próprios policiais militares- sobretudo considerando que em meio a manifestantes ordeiros e bem intencionados existem outros tantos com objetivos inconfessáveis (‘black blocs’, arruaceiros e ladrões oportunistas”.

Em outubro, a Defensoria Pública condenou o Estado a pagar 8 milhões de reais por violência policial durante as manifestações de junho 2013. A decisão determinava ainda que a elaboração de um plano de atuação policial em protestos, proíbe o uso de armas de fogo, balas de borracha e gás lacrimogêneo – exceto em situações ‘excepcionalíssimas’ em que o protesto perdesse totalmente o caráter pacífico. A Defensoria Pública diz que vai recorrer da decisão.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s