Continua após publicidade

Jornalista terá de indenizar prefeito por publicar notícia errada

Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que "texto inverídico" difamou político de Caieiras, na Grande São Paulo

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h38 - Publicado em 8 jan 2015, 08h26

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, nesta quarta-feira (7), a condenação de uma jornalista acusada de ofender a reputação e a dignidade do prefeito de Caieiras, Roberto Hamamoto. A pena fixada em quatro meses de detenção foi substituída por multa.

Segundo a ação, o texto “Aliados do prefeito Hamamoto podem ser beneficiados em concurso público” acusa o prefeito de se favorecer pessoalmente e de privilegiar aliados em concurso. A reportagem, porém, errou a informar que os cargos eram efetivos. O relator do caso, desembargador Luis Soares de Mello Neto, destacou em seu voto que as informações do texto eram inverídicas.

“A notícia extrapola os direitos constitucionais de expressão, uma vez que, sendo falsa, não se coaduna com o dever de informar e tampouco com o direito de opinião, já que fere a veracidade e, portanto, difama o autor de um ato de natureza pública”, afirmou Mello Neto

+ Confira as últimas notícias 

Continua após a publicidade

O diretor do jornal, que havia sido condenado em primeira instância, foi absolvido pela 4º Câmara Criminal do TJ-SP. O autor do texto assumiu inteira responsabilidade pelo conteúdo da publicação e afirmou que o colega gerencia a parte administrativa.

“Se há pessoa que assume a responsabilidade pela publicação e edição da matéria, não há como responsabilizar um terceiro que alega não ter envolvimento com as publicações”, disse Mello Neto. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.