Continua após publicidade

Hélio Oiticica ganha retrospectiva trinta anos após sua morte

'Museu É o Mundo' tanto faz uma homenagem aos trinta anos de morte de Oiticica quanto promove uma ressurreição simbólica de sua produção após o incêndio

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h56 - Publicado em 12 mar 2010, 13h16

Cada vez mais admirado e influente no Brasil e no exterior, com direito a obras nas prestigiadas coleções da Tate Modern, em Londres, e do MoMA, em Nova York, o carioca Hélio Oiticica (1937-1980) ganha agora uma relevante retrospectiva de sua carreira. Composta de mais de 100 peças, Museu É o Mundo tanto faz uma homenagem aos trinta anos de morte de Oiticica quanto promove uma ressurreição simbólica de sua produção após o incêndio que ameaçou consumir parte dela em 16 de outubro de 2009, no Rio de Janeiro. Felizmente, o estrago do incidente não foi tão grave como o anunciado pela família no primeiro momento.

A maioria dos trabalhos ocupará o Itaú Cultural — as exceções são alguns Penetráveis instalados na Pinacoteca, Casa das Rosas, Parque do Ibirapuera, Parque Mário Covas e Teatro Oficina. Toda a trajetória do polêmico artista será revisitada, desde os desenhos da série Metaesquemas, realizados na juventude, até criações maduras, caso dos Parangolés, Bólides e dos próprios Penetráveis. Textos de Oiticica cumprem o papel de fio condutor da montagem. “É impossível dissociar o processo criativo dele dos escritos e reflexões”, diz Fernando Cocchiarale, curador da mostra ao lado de Cesar Oiticica Filho, sobrinho de Hélio. “Sem aderir a modelos ou escolas, ele formulou questões essenciais da contemporaneidade, a exemplo da fusão de arte e vida e da conversão do espectador em participante.”

Hélio Oiticica. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, tel. 2168-1776. Terça a sexta, 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 20h. Grátis. Até 16 de maio. A partir de domingo (21).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.