Continua após publicidade

Há noventa anos, a Revolução de 1924 deixava mais de 500 mortos na capital

O governador Carlos de Campos chegou a ser expulso do Palácio dos Campos Elíseos pelas tropas do general da reserva Isidoro Dias Lopes

Por Mauricio Xavier [Com reportagem de Moacir Assunção]
Atualizado em 5 dez 2016, 14h19 - Publicado em 4 jul 2014, 23h00

Maior conflito já ocorrido em solo paulistano, a Revolução de 1924 completa noventa anos neste mês. Iniciada em 5 de julho daquele ano, deixou 503 morto se 4 846 feridos em 23 dias de combate entre os militares rebeldes, na maioria tenentes, e os legalistas.

 

O governador Carlos de Campos chegou a ser expulso do Palácio dos Campos Elíseos pelas tropas do general da reserva Isidoro Dias Lopes. Sob as ordens do então presidente Arthur Bernardes, o Exército oficial cercou a cidade com mais de 18 000 soldados — os revoltosos eram cerca de 3 500 — e começou um bombardeio, despejando toneladas de tiros e granadas sobre bairros como Brás, Mooca e Belenzinho, que concentravam grandes indústrias. Até tanques e aviões foram usados no ataque. O Arquivo Histórico de São Paulo, no Carandiru, e o Arquivo da Cúria Metropolitana, no Ipiranga, guardam cartas de moradores que narram episódios ocorridos durante o confronto.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.