Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Guilherme Boulos e Luiza Erundina são pré-candidatos do PSOL à prefeitura

Chapa formada por eles venceu prévias do partido em São Paulo

Por Alessandra Balles 19 jul 2020, 22h26

O PSOL escolheu neste domingo Guilherme Boulos, 38, e Luiza Erundina, 85, como pré-candidatos do partido para disputar a Prefeitura de São Paulo. Na prévia para definir os nomes que vão concorrer nas próximas eleições municipais pela sigla, a dupla obteve 61% dos votos dos filiados contra a deputada federal Sâmia Bomfim (com a reverenda Alexya Salvadore como vice) e contra o deputado estadual Carlos Giannazi (e Sandra Ramalhoso). O número total de votos não foi divulgado.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto encabeça a chapa. Ele disputou a Presidência da República em 2018 e teve 617.122 votos, ou 0,58% dos votos válidos. A deputada federal entra como vice. Erundina foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1992 e disputou novamente o cargo em 1996, 2000, 2004 e 2016.

“Agradeço à militância e cumprimento Sâmia Bomfim e Carlos Giannazi pelo processo democrático. O partido sai mais forte e unido. Vamos vencer em São Paulo!”, escreveu Boulos em sua página no Facebook.

As chapas derrotadas se manifestaram por meio das redes sociais, com discurso conciliador. “Nosso compromisso agora é com a unificação partidária, com a contribuição programática e com a aposta numa campanha que convoque o povo de São Paulo à luta”, postou Sâmia Bomfim. “Foi uma disputa fraternal e construtiva. Agora somos todos Guilherme Boulos e Luiza Erundina”, completou Giannazi.

No dia 2 de julho, o Congresso promulgou em sessão solene a emenda constitucional que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A emenda à Constituição adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

  • + OUÇA O PODCAST #SPSONHA

    Continua após a publicidade
    Publicidade