Governo instalará câmeras em viaturas da PM para detectar carros roubados
Tecnologia conseguirá ler as placas dos veículos e verificar irregularidades; edital que será lançado em setembro prevê compra de 3 mil câmeras
O governo de São Paulo afirmou que abrirá um edital para instalar 3.000 câmeras nas viaturas da Polícia Militar que vão identificar se um carro é roubado ao ler as placas dos veículos. O sistema foi testado em dez viaturas e a expectativa é publicar um pregão eletrônico no Diário Oficial entre os dias 5 e 9 de setembro para adquirir mais câmeras.
+ Luciano Hang é condenado a indenizar padre Júlio Lancelotti em R$ 8 mil
Ao todo, a gestão pretende gastar R$ 5,4 milhões para a contratação do serviço e a previsão é que o sistema esteja em funcionamento no início de 2023 – mas isso dependerá de quem ganhar a eleição e assumir o Palácio dos Bandeirantes no ano que vem. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), disputa a eleição para tentar permanecer no cargo.
As câmeras do programa Detecta Móvel serão conectadas à internet com acesso ao banco de dados onde constam informações de veículos no estado. Com isso, caso a viatura passe próxima a um carro roubado ou furtado, as câmeras conseguirão reconhecer as placas e alertar o policial.