Continua após publicidade

Governo de SP credita redução na letalidade policial às câmeras policiais

São Paulo teve 30% menos mortes decorrentes de ação policial em 2021 em relação à 2020, segundo dados do Anuário da Segurança Pública

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2022, 20h03

O Brasil teve redução de 4% na letalidade policial em 2021, pela primeira vez em oito anos, segundo dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28). Em São Paulo, essa redução foi de 30%, e o governo credita a melhora no índice ao uso das câmeras por policiais militares, além do investimento em armas não letais.

+ Nunes manda à Câmara projeto que prevê “pacotão de bondades” a servidores

O estudo, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que em 2020 foram 814 casos de mortes decorrentes de intervenção policial, e em 2021 foram 570. No estado, atualmente há 8 mil câmeras “grava-tudo” nos uniformes policiais em uso.

Outra medida citada pelo governo como razão para essa redução foi a compra de 7,5 mil armas de incapacitação neuromuscular, uma arma não letal.

+ “Ninguém merece ter a privacidade invadida”, diz aluno filmado em banheiro

Continua após a publicidade

As câmeras nos uniformes da PM viraram alvo de debates entre os pré-candidatos ao governo de São Paulo. O próprio governador Rodrigo Garcia (PSDB) chegou a questionar o uso dos equipamentos, uma medida adotada pelo seu antecessor e colega de partido João Doria (PSDB), mas depois voltou atrás e reconheceu seus benefícios.

Os pré-candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB) já afirmaram que pretendem “rever” essa política pública, enquanto Fernando Haddad (PT) é um defensor do uso das câmeras por agentes da segurança pública.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.