Continua após publicidade

Gestão Haddad nomeia aliada de Netinho de Paula para direção do Psiu

Gesto foi visto como aceno às demandas do ex-secretário contra as recentes ações do órgão para acabar com pancadões na cidade

Por Mariana Zylberkan
Atualizado em 1 jun 2017, 15h52 - Publicado em 1 nov 2016, 11h37
PSIU BARULHO
PSIU BARULHO (Léo Martins/)
Continua após publicidade

Na reta final, a gestão Haddad trocou a direção do Programa de Silêncio Urbano (Psiu), órgão da prefeitura que concentra as ações para coibir a poluição sonora na cidade. Segundo despacho publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Município, a advogada Natalia Riserio Povoação irá substituir o advogado Luiz Carlos Smith Pepe, nomeado há cerca de um ano para o cargo. A nova nomeação deve durar poucas semanas já que a gestão do prefeito eleito João Doria (PSDB) deve fazer mudanças no órgão a partir de janeiro. 

+ Psiu dobra número de fiscalizações e aumenta multas em São Paulo

A nova diretora é aliada do ex-secretário de Promoção da Igualdade Racial Netinho de Paula (PDT), que teve o mandato de vereador cassado em novembro do ano passado por infidelidade partidária. Natalia atuou como assessora especial da secretaria até junho de 2015, quando foi exonerada. Ela também fez doações à campanha de Netinho para vereador nas últimas eleições e pediu votos pela internet. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Natalia doou 13 000 reais ao candidato, que não conseguiu se reeleger. 

natalia riserio povoação
natalia riserio povoação ()
Continua após a publicidade

A nomeação foi vista como um gesto da atual gestão para atender as demandas de Netinho, já que o órgão tem realizado ações para acabar com os pancadões na cidade. O ex-secretário é crítico dessas fiscalizações por acreditar que segregam a cultura jovem das periferias da capital. Na última sexta-feira (28), o Psiu fez blitz em uma festa do tipo na favela de Paraisópolis, na Zona Sul da cidade, por exemplo.

Pancadões

Impulsionadas pelas ações do Psiu, duas ações tramitam na Justiça para acabar com as festas que tomam as ruas no entorno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do campus Barra Funda da Uninove, ambas na Zona Oeste. Para dar seguimento aos atos, associações de moradores da City Lapa, Vila Leopoldina e Alto da Lapa, além dos Conselhos de Seguraça da Lapa, Vila Leopoldina e Perdizes/Pacaembu, fizeram abaixo-assinado contra a saída de Pepe do órgão.

Continua após a publicidade

“A prefeitura, por causa de uma atitude politica de apadrinhamento, tirou uma pessoa comprometida com resultados do Psiu”, reclama o deputado estadual Coronel Camilo (PSD), autor da lei que proíbe os pancadões no estado. Ele acompanhou algumas ações do órgão para coibir esse tipo de festa em vias públicas. A escolha da advogada também foi questionada pelo fato de sua mãe e o marido serem sócios de um bar na Vila Leopoldina. 

Em nota, a secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirmou que o cargo de chefia do Psiu é de livre provimento, passível de mudança a qualquer momento, e que a troca foi motivada por questões técnicas. “Tanto a indicada quanto o funcionário que deixa o posto são advogados e as atividades pregressas de ambos não configuraram impeditivo para o desempenho das funções”, disse a pasta na nota.

Sobre o fato de a família da nova diretora ser dona de um bar, a secretaria disse que o estabelecimento será vendido. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.