Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Festival celebra 110 anos da imigração japonesa

Eventos de diversos temas serão realizados no bairro da Liberdade, maior colônia do país oriental

Por Camila Pusiol Atualizado em 17 Maio 2018, 10h18 - Publicado em 16 Maio 2018, 17h40

Nos dias 19 e 20 de maio, a capital paulista será palco da 12ª edição do Bunka Matsuri, festival que celebra a cultura nipônica e os valores japoneses. Com oficinas, comidinhas, shows e palestras, a festa tem abertura neste sábado (19), no Edifício Bunkyo, no bairro da Liberdade, maior colônia japonesa no mundo, a partir das 10h. Já no domingo (20), as comemorações se iniciam às 9h e vão até 17h. A entrada é gratuita.

Neste ano, o evento celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil (comemorados em 18 de junho), integrando portanto, o calendário oficial de comemorações do marco. Dentre as atrações, estão a oportunidade de apreciar a gastronomia japonesa com pratos como tirashizushi (da chef Telma Shiraishi), apresentações de artes marciais, oficinas de manga e origami, além de exposições de art craft (cerâmica) e a tradicional cerimônia do chá, no Espaço Cultural Bunkyo.

Tirashizushi prato elaborado pela chef Telma Shiraishi Divulgação/Divulgação

Outro tema que será abordado no Bunka Matsuri é educação. Diretora do Colégio Oshiman, Mayumi Kawamura falará sobre as particularidades do ensino japonês, no dia 19. Além da grade curricular tradicional, os japoneses aprendem, desde cedo, a importância do respeito, da empatia e da generosidade, valores que norteiam sua cultura.

São esperados de 15 000 a 20 000 visitantes no festival que tem por objetivo abrir a comunidade nikkei para os brasileiros e disseminar os valores que norteiam a sociedade e a cultura japonesa, como harmonia, coletividade, hierarquia e respeito aos mais velhos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Bunka Matsuri 2017: Apresentações de artes marciais Gabriel Inamine/Divulgação

Serviço: 

Sede do Bunkyo (bairro Liberdade) – Gastronomia, shows de música e dança, palestras, oficinas, workshops e exposições

Dias 19 e 20 de maio – Sábado, das 10h às 19h /Domingo, das 9h às 17h.

Continua após a publicidade

Rua São Joaquim 381, Liberdade (próximo ao Metrô São Joaquim), 3208-1755.

Grátis.

 

Continua após a publicidade
Publicidade