Continua após publicidade

Exposição no vão livre do Masp precisa de escolta

Denúncias de tráfico de drogas e assédio de usuários assustaram monitores, mas organização diz que mostra continua

Por Nataly Costa
Atualizado em 1 jun 2017, 17h30 - Publicado em 19 nov 2013, 18h13

Após relatos de problemas de segurança e até tráfico de drogas, a exposição A Terra Vista do Céu, em cartaz no vão livre do Masp, tem agora uma escolta permanente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o fim da mostra. 

Em cartaz desde 15 de outubro, as 130 fotografias do ambientalista francês Yann Arthus- Bertrand estão embaixo do Masp por iniciativa da produtora Bonfilm, que tem a proposta de aproximar a arte do público não-frequentador de museus. Em Belo Horizonte, a exposição aconteceu no meio do Parque Municipal; no Rio, na Cinelândia, em pleno centro. Em São Paulo, porém, deu dor-de-cabeça para os organizadores.

Monitores que ficam em uma tenda montada no vão para orientar a visita reclamaram do assédio dos usuários de drogas no local. O Masp – que não tem nenhuma relação com a mostra – também denunciou o tráfico de drogas em plena luz do dia, o que estaria atrapalhando o evento. A Bonfilm cogitou retirar a tenda e encerrar o atendimento ao público, mas voltou atrás.  

 

Cartão-postal

Continua após a publicidade

“É um lugar complicado por conta de problemas sociais da cidade. O abandono daquele espaço é muito triste”, diz Christian Boudier, coordenador da exposição. “Porém, nossa permanência lá é um ato político. Não vamos sair nem deixar de atender visitantes individuais, grupos e escolas.” A tenda com monitores continua, mas a organização deve aceitar a oferta de um auditório dentro do Masp para exibir um vídeo que explica as fotografias. 

O curador-chefe do museu, Teixeira Coelho, afirma que a direção do museu pediu a intervenção das autoridades porque a situação do vão livre “chegou a um ponto insustentável”. “Existe uma presença muito incômoda e muito agressiva de jovens fumando crack e vendendo drogas. Não se trata de uma posição moralista do Masp, mas a situação é intranquila”. Coelho diz que a área deveria ser mais bem cuidada pelo poder público por ser o maior cartão-postal da cidade. “Claro que colaboramos com limpeza, damos nossa opinião sobre eventos que acontecem, mas o vão é público. Não temos o poder da lei.”

A prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, afirma que destacou uma viatura para ficar de prontidão no local. “A Guarda Civil Metropolitana, por entender que o Masp é um dos mais importantes pontos de visitação da cidade de São Paulo, ainda que não seja um equipamento municipal, também irá intensificar as rondas nas imediações.” A Polícia Militar disse que foi alertada pelo museu sobre os problemas de segurança no local e intensificou as rondas. 

A terra vista do céu (5)
A terra vista do céu (5) ()
Continua após a publicidade

Serviço

A Terra Vista do Céu

Onde: Vão livre do Masp

Horários: todos os dias, de 9h às 18h. Até 15 de dezembro

Continua após a publicidade

Grátis

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.