Continua após publicidade

Ex-zelador de tríplex que seria de Lula é candidato a vereador

Peça importante durante as investigações sobre o tríplex que seria do ex-presidente Lula, em Santos, José Afonso agora entra para a política

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 15h48 - Publicado em 2 set 2016, 17h41

Com um terreno declarado de 13 200 reais e filiado a um partido suspeito de desviar 358 milhões de reais da Petrobras, o PP, o ex-zelador José Afonso Pinheiro lançou sua candidatura a vereador em Santos, no litoral paulista.

Ele ficou famoso após depor contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria um tríplex no edifício Solaris, onde trabalhava, no Guarujá. Após o depoimento, em abril, Pinheiro foi  demitido do cargo.

No seu registro de candidatura, o nome na urna faz referência ao apartamento que ficou famoso em todo o país com os avanços da investigação da Operação Lava-Jato e do Ministério Público de São Paulo: “Afonso zelador do tríplex”.

Pinheiro depôs no dia 23 de outubro de 2015 no Ministério Público de São Paulo, que apurava um esquema de desvio de dinheiro nas obras da Bancoop – cooperativa dos bancários de São Paulo responsável pelo empreendimento no Guarujá até 2009.

+ Partidos preparam candidaturas de subcelebridades para as eleições

Continua após a publicidade

O ex-zelador disse aos promotores Cássio Conserino, Fernando Henrique Araujo e José Carlos Blat, na época, que a ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher de Lula, chegou a frequentar o espaço comum do edifício indagando sobre o salão de festa, piscina e áreas comuns. Segundo o zelador, os familiares do ex-presidente chegavam com um Passat preto e um carro prata, e com um corpo de seguranças.”Três ou quatro”, afirmou ele, em depoimento.

Ele não soube dizer se o tríplex esteve à venda, mas afirmou que a unidade, “diferentemente de outras, nunca foi visitada por qualquer pessoa acompanhada de corretor ou corretora de imóveis”.

A investigação deu origem a uma denúncia da promotoria contra o ex-presidente e seus familiares, que alegam ter adquirido uma cota do empreendimento e vendido depois, sem nunca ter residido no edifício.

+ Justiça investiga prefeitura por má aplicação de dinheiro de multas

Continua após a publicidade

A investigação do caso foi encaminhada, posteriormente, ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, por envolver reformas da empreiteira OAS, envolvida no esquema de corrupção na Petrobras, no apartamento atribuído ao petista.

Agora, o ex-zelador de um dos edifícios mais polêmicos do Brasil passa a disputar um cargo político no litoral paulista pelo PP, partido que, como revelou a Lava-Jato, era o responsável por lotear a Diretoria de Serviços da Petrobras cobrando propinas por meio do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa (hoje, delator) e do doleiro Alberto Youssef.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o PP teria desviado R$ 357,9 milhões dos cofres públicos da estatal entre 2006 e 2014 – 161 atos de corrupção em 34 contratos, 123 aditivos contratuais e quatro transações extrajudiciais.

+ Eles cresceram: veja como estão os quíntuplos de Santos um ano depois

Continua após a publicidade

Seu registro de candidatura ainda aguarda para ser aprovado pela Justiça Eleitoral. Além do PP, sua coligação é composta por PSC e PEN.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.