Ex-bailarina Hulda Bittencourt falece aos 87 anos em São Paulo
Fundadora da Cisne Negro Companhia de Dança, uma das mais tradicionais da cidade, estava internada no Albert Einstein
Hulda Bittencourt faleceu aos 87 anos de idade nesta segunda-feira (1º). A fundadora da Cisne Negro Companhia de Dança, uma das mais tradicionais da cidade, localizada na Vila Madalena, estava internada desde o último final de semana no Hospital Albert Einstein.
De acordo com a página oficial da Cisne Negro, Hulda sofreu um AVC no último sábado e faleceu na tarde desta segunda. “Hoje, mama Hulda nos deixou, mas o seu legado e arte permanecerão para sempre”, diz o texto.
+ Em 2009: Hulda Bittencourt e os trinta anos da companhia de dança Cisne Negro
Maria Hulda nasceu no interior paulista em 1934 e se mudou para São Paulo em 1938. Ela inicia sua carreira de bailarina aos 17 anos de idade. Ela foi aluna de Maria Olenewa, bailarina russa que inaugurou as primeiras turmas profissionalizantes de balé clássico no Brasil. Começou a dar aulas de dança em Taubaté e no Conservatório Dramático e Musical Conselheiro Lafayette, na capital paulista.
Hulda criou a escola Estúdio de Ballet Cisne Negro em 1959 e em 1977 fundou a Cisne Negro Cia. de Dança, para profissionalizar seus dançarinos. Em 1997, com destaque internacional, a companhia realiza uma turnê passando por países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.