Continua após publicidade

Eventos fictícios no Facebook reúnem simpatizantes de Haddad

Com baixa popularidade, prefeito tem gestão elogiada nas páginas "festa de reeleição de Haddad" e "transferir título para votar no Haddad", que somam 27 000 confirmados

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h38 - Publicado em 2 set 2015, 19h14

Medida mais recentemente em fevereiro por uma pesquisa Datafolha, a popularidade do prefeito Fernando Haddad (PT) não se mostrava das melhores: 44% dos paulistanos consideravam seu governo ruim ou péssimo, 33% o tinham como um gestor regular e apenas 20% diziam aprovar suas ações à frente da administração municipal. Em algumas páginas do Facebook, porém, a história é outra. Marcado para 6 de outubro, o evento batizado de “transferir título de eleitor para São Paulo para votar no Haddad” tem 20 000 pessoas confirmadas. 

A convocação, claro, é uma brincadeira – criar eventos fictícios no Facebook, geralmente jocosos, se tornou moda há algum tempo. Nesse caso, reúne simpatizantes do prefeito, a maioria de outras cidades. “Não pode xingar os colegas de coxinha nem de petralha”, diz a descrição da página, que também informa o link do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com as orientações para quem quer trocar o domicílio eleitoral. 

+ Os 22 eventos do Facebook que você adoraria ir se fossem de verdade


Haddad evento Facebook
Haddad evento Facebook ()

Continua após a publicidade

Outro evento pró-prefeito na rede social está agendado para 1º de janeiro de 2017. É a “festa de reeleição do Haddad” – o pleito municipal ocorre no segundo semestre de 2016 e o petista é pré-candidato. Terá como prováveis concorrentes da ex-prefeita Marta Suplicy (ainda sem partido, mas que provavelmente representará o PMDB), os apresentadores José Luiz Datena (PP) e Celso Russomanno (PRB) e o pastor Marco Feliciano (PSC). Pelo PSDB, disputam o vereador Andrea Matarazzo e o empresário João Dória Jr. 

+ Eleição para prefeito pode ter trio de apresentadores na disputa

Na página, 7 100 usuários do Facebook confirmaram presença. Muitos opositores do prefeito também usam o evento para postar notícias negativas das sua gestão e memes contrários a ele. As brigas nas caixas de comentários são comuns. “Transfiram o título de eleitor para o inferno, que dá na mesma”, disse uma eleitora. “Festa para o rebanho domesticado!”, exclamou outro. 

+ “Vou ser o pastor da cidade”, diz Marco Feliciano, pré-candidato a prefeito

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.