Continua após publicidade

Conteúdos específicos e questões trabalhosas: o segundo dia do Enem 2015

Alunos enfrentaram textos longos e perguntas específicas sobre artes plásticas. MEC divulga gabarito até a próxima quarta (28)

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h56 - Publicado em 25 out 2015, 20h41

O segundo dia de provas do Enem 2015 foi muito mais trabalhoso para os alunos do que o primeiro dia do exame. Essa é a avaliação dos professores do Curso e Colégio Objetivo e do Grupo Etapa, que fizeram uma análise dos temas abordados para VEJA São Paulo. De acordo com os docentes, as cinco horas e meia não foram suficientes para responder todas as questões e produzir a redação. 

+ Selfie, crise hídrica e estado islâmico: saiba como foi o primeiro dia do Enem 2015

+ Os melhores memes dos atrasados para o primeiro dia do Enem 2015

A prova aplicada neste domingo (25) apresentava 95 questões. As primeiras cinco delas, de inglês ou espanhol, possuiam um bom nível, que “exigiu competência de leitura e domínio de vocabulário”, comentou a professora Vera Antunes, do Curso e Colégio Objetivo. Tirinhas, poemas e reportagens foram usadas para testar o nível de conhecimento dos alunos.

Continua após a publicidade

Naa questões da língua espanhola, um texto sobre a violência contra a mulher já preparava os estudantes para o tema da redação. “Se comparada à prova de inglês, a de espanhol é um pouco mais difícil”, comenta Edmilson Motta, coordenado geral do Colégio Etapa. 

+ Violência contra  mulher é tema da redação do Enem 2015

Português contava com 45 perguntas. De acordo com Antunes,  a prova foi “cansativa, com muita leitura, textos extensos e, em algumas situações, o conteúdo da leitura não era suficiente para o aluno chegar a uma resposta”. Questões sobre artes plásticas exigiram conhecimentos específicos dos examinados — o pintor René Magritte foi um dos destaques e, em um teste mais complexo, era preciso explicar como a arte africana influenciou os trabalhos de Picasso. 

Continua após a publicidade

As 45 questões de matemática mostraram a “maturidade do Enem como exame para ingresso na universidade”, comenta Motta. Com exigência acima do tradicional, dez testes “nível FUVEST” se destacaram. Os alunos também precisaram caprichar na interpretação de texto para resolver as questões de geometria e álgebra básica — e apenas uma questão envolvendo juros pode ser observada na prova. 

Durante as cinco horas e meia de exame, os estudantes ainda precisaram escrever uma redação sobre a violência contra a mulher — você pode saber mais sobre o tema, classificado como mais fácil do que o do ano passado, neste link

O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até a próxima quarta-feira (28).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.