Continua após publicidade

Defesa Civil acredita que houve falha de procedimento em acidente

Depois de vistoria, coronel Jair Paca de Lima disse que estrutura do estádio não foi comprometida

Por Redação VEJASÃOPAULO.com
Atualizado em 5 dez 2016, 15h25 - Publicado em 27 nov 2013, 20h13

A Defesa Civil realizou no fim da manhã desta quinta-feira (28) uma nova vistoria no Itaquerão e, de acordo com o coordenador do órgão, o coronel Jair Paca de Lima, uma falha de procedimento deve ter sido a causa do acidente que matou duas pessoas na tarde de quarta-feira (27).

“A falha pode ter sido humana ou técnica, de equipamento mesmo”, disse. Questionado sobre a hipótese de afundamento do solo, o coronel afirmou que isso não era visível a olho nu. “Se o solo realmente cedeu, foi coisa de 2 ou 3 centímetros, algo que não conseguimos visualizar. Só com equipamento de alta tecnologia saberemos se isso aconteceu e foi determinante para o acidente.”

+ Funcionários dormiam durante o acidente

Em entrevista coletiva logo depois da vistoria, o coronel minimizou as consequências do deslizamento do guindaste e disse ainda que a estrutura não foi comprometida. Segundo ele, o impacto visual é maior que a gravidade da ocorrência. “A peça não tombou, ela deslizou, e por isso o impacto não foi tão grande.”

Continua após a publicidade

Mesmo depois do fim do luto oficial de três dias, decretado pela Odebrecht e pelos trabalhadores em respeito à memória das vítimas, a parte leste da construção do estádio, onde caiu o guindaste, continuará paralisada. O restante das obras volta à operação normal na segunda (2). A Defesa Civil vai manter viaturas ao lado de onde o guindaste caiu e se for necessário vai realizar novas vistorias.

O Itaquerão está prometido para dezembro, mas é possível que atrase por causa do acidente. Em junho deste ano, quando a Odebrecht tentava marcar a entrega para 2014, a Fifa acordou publicamente com a construtora e Andrés Sanchez , ex-presidente do Corinthians, que a arena ficaria pronta ainda em 2013

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.