Cultura da Lituânia é celebrada em festival na Fundação Ema Klabin

Atividades gratuitas convidam paulistanos a conhecer mais sobre o país báltico

A Fundação Ema Klabin abriga o Festival da Lituânia neste sábado (26) e domingo (27), das 11h às 18h. A programação do evento é bem diversificada: conta com palestras, oficinas, exposições, feira gastronômica e shows de música e danças típicas (veja a lista completa no final da reportagem).

No rol de atividades relacionadas às artes visuais há duas instalações da artista Helena Kavaliunas, intituladas Passagens. Para quem é chegado em artesanato, há quatro oficinas gratuitas. Uma delas, chamada Margučiai, trata da tradicional técnica para decorar ovos de galinha, típica da Páscoa naquele país.

A escolha da fundação como palco para a celebração dessa cultura não surge por acaso. Os pais da mecenas que dá nome à organização nasceram naquele país. Para quem acha que não é o bastante, uma curiosidade: a cultura lituana também está presente no DNA da dupla de artistas OSGEMEOS.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DA LITUÂNIA

Exposições – Fotografia: “Momentos. Da História dos Judeus da Lituânia”; e as instalações “Passagens” e “Olhares do Afeto: Lituânia – Brasil – Argentina”. Em cartaz até 27 de junho.

Oficina – Margučiai – arte de decoração de ovos com Janete Zizas, 26/5, 11h às 13h –  20 vagas – Grátis –  Inscrições por ordem de chegada.

Oficina Karpiniai – arte de recortes de cristais de gelo em papel com Janete Zizas, 26/5, 14h30 às 16h30 – 20 vagas – Grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Oficina – Sodai – arte de enfeites de palha de trigo – com Ana Paula Tatarunas di Giorgio – 27/05, 11h às 12h30 – 20 vagas – Grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Oficina – Esculturas Entalhadas com Paulo Vysniauskas, 27/05, 14h30 às 16h30 – 15 vagas – Grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Contação de Histórias – contos de fadas e lendas da Lituânia com Regina Garkauskas Umaras e Rūta Meškauskienė, 26 e 27/5, 12h30 às 13h30 –   40 vagas por dia – Grátis –  Inscrições por ordem de chegada.

Palestra – Lituânia: Moderna, Talentosa e Receptiva com a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo Laura Tupe, 26 e 27/05, 14h30 às 15h30 – 30 vagas por dia – Grátis –  Inscrições pelo site.

Palestra – Vilnius e o Mundo com o historiador Laimonas Briedis, 26 e 27/ 05,   11h às 13h – 30 vagas por dia – Grátis – Inscrições pelo site.

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas” e o Grupo Musical “Laisvė”, 26/05, 16h30 –  50 lugares – Grátis – duração 40 minutos

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas”, Grupo de Dança “Nemunas” e o Grupo Musical “Laisvė”, 27/05, 16h30 –  50 lugares – Grátis – duração 60 minutos

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s