Confira os prazos para pagamento das parcelas do IPVA

Data limite para pagamento da primeira parcela do imposto de veículos com placa final 1 encerra nesta quarta

A data limite para o pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é nesta quarta-feira (9), para os motoristas com placa de final 1. Esses proprietários também podem realizar desembolsar o valor total da taxa, com desconto de 3%.

O cálculo para o imposto neste ano contará com alíquota de 4% para veículos movidos a gasolina e biocombustíveis sobre o valor venal. Para saber qual o montante basta multiplicar o preço do carro pela alíquota (exemplo, se o carro vale 20 000 reais, deve-se calcular 20 000 x 0,04, que totaliza 800 reais).

Os carros que são abastecidos exclusivamente a álcool, eletricidade ou gás, devem ter o IPVA calculado com taxa de 3%. Os que possuem cabine simples, as motocicletas, micro-ônibus e quadriciclos pagam 2% e os caminhões, 1,5%.

Os contribuintes podem ainda parcelar o valor em três parcelas durante janeiro, fevereiro e março, as datas de pagamento são definidas conforme o final da placa (confira tabela no final do texto).

O pagamento à vista com desconto só é válido até a primeira data de vencimento de cada placa, e é recomendado por especialistas. Segundo o planejador financeiro Caco Santos, o melhor é se organizar durante o ano para o pagamento: “Se você sabe que vai pagar 960 reais de IPVA, o ideal é dividir esse valor por doze e guardar 80 reais por mês para pagar à vista.”

Guardar o dinheiro em investimentos também não é uma boa alternativa: “Nenhum investimento minimamente moderado conseguiria ter um rendimento equivalente ao desconto habitual em três meses.” Ele completa: “Quem tem dinheiro aplicado em algum fundo de renda fixa, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), estaria perdendo por volta de 2,5% se pagasse em três parcelas, então é recomendado até sacar o dinheiro do investimento para pagar à vista”.

É bom prestar atenção nas datas de pagamento. No estado de São Paulo, a multa diária para o atraso é de 0,33%, mais juros. Se antes o dono do carro de 20 000 reais iria pagar 800 reais de IPVA, se atrasar sessenta dias, o valor aumenta para 960 reais. Caso continue inadimplente, a multa sobe para 40% sobre o valor original, o condutor também não poderá realizar o licenciamento, o que pode acarretar na apreensão do veículo e multa de sete pontos na CNH. 

As isenções para o pagamento do imposto são para veículos que possuem vinte anos de fabricação ou mais, e também para proprietários que possuam por exemplo deficiência e doenças crônicas. As regras para a isenção podem ser consultadas no site da Secretaria da Fazenda do Estado.

Datas de pagamento do IPVA conforme final da placa do veículo:

  • Janeiro

Primeira parcela ou cota única com desconto

Número final da placa Dia do vencimento do pagamento
1 9
2 10
3 11
4 14
5 15
6 16
7 17
8 18
9 21
0 22
  • Fevereiro

Segunda parcela ou cota única sem desconto

Número final da placa Dia do vencimento do pagamento
1 11
2 12
3 13
4 14
5 15
6 18
7 19
8 20
9 21
0 22
  • Março

Terceira parcela

Número final da placa Dia do vencimento do pagamento
1 11
2 12
3 13
4 14
5 15
6 18
7 10
8 20
9 21
0 22

 

Com Estadão Conteúdo

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s