Escola tradicional de São Paulo demite mais de quarenta professores

Nesta terça (18), houve protesto de alunos e ex-funcionários em frente à instituição que fica na região do Morumbi

O Colégio Santo Américo, tradicional escola particular da cidade, que fica na região do Morumbi e tem mensalidades na faixa dos 5 000 reais, demitiu mais de quarenta professores desde o início do mês.

Um dos despedidos foi Carlos Magno Di Natale, professor de história da instituição da Zona Sul há dez anos. Ele foi pego de surpresa no último dia 5. “Disseram que a escola estava passando por reformulações. Não tiveram consideração com os funcionários antigos. Havia colegas com mais de vinte anos de casa”, reclama.

Vários alunos se solidarizaram com a situação. Nesta terça (18), houve um ato em frente ao local, pouco antes da cerimônia de formatura da turma do 3º ano do ensino médio. Os estudantes leram uma carta na qual lamentavam a decisão da entidade.

Os docentes demitidos que estavam presentes divulgaram uma resposta aos jovens. No texto, assinado por doze ex-funcionários, afirmam que foram demitidos “arbitrariamente” e “se sentiram violentados” com a iniciativa do Santo Américo.

Em nota, a assessoria de imprensa da instituição informou que “pauta suas práticas trabalhistas em observância estrita aos termos da legislação vigente”.

Protesto em frente ao Colégio Santo Américo

Protesto em frente ao Colégio Santo Américo (Divulgação/Divulgação)

Demissões abusivas

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO) classificou a onda de demissões no Colégio Santo Américo como uma medida “abusiva”.

Em nota, a entidade informou que, até agora, foram confirmadas 49 demissões na escola – o que corresponderia a 40% de todo o corpo docente da instituição.

O sindicato comunicou também que entrará com uma ação de dissídio na Justiça do Trabalho, com o objetivo de tentar reintegrar os professores despedidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s