Clubes de futebol fecham parcerias com universidades particulares
Corinthias, Palmeiras e Santos mantêm parcerias com instituições privadas que concedem cursos mais baratos aos sócio-torcedores
Alguns dos mais tradicionais clubes paulistas de futebol vêm se aproximando de instituições de ensino superior. As parcerias rendem benefícios aos sócios-torcedores dos times, que são contemplados com descontos em cursos profissionalizantes.
O Santos, por exemplo, fechou patrocínio com a Unicesumar, que estampa seus uniformes. A instituição de ensino paranaense disponibiliza para os afiliados ao alvinegro até 30% de desconto para a graduação e pós graduação na modalidade de ensino a distância. Os atletas profissionais não foram esquecidos, e foram contemplados com 100% de bolsa.
A Faculdade das Américas colocou sua marca na camisa do Palmeiras em 2016. Além de patrocinar o time, a FAM oferece aos sócios do clube mensalidades 25% mais baratas para os cursos presenciais, e 15% nos de ensino a distância. “A parceria vem rendendo frutos dentro do futebol, os torcedores membros do programa Avanti conseguem benefícios, é uma forma de sempre incentivarmos os estudos”, conta Roberto Trinas, diretor de marketing do time.
Já o Corinthians escolheu a Universidade Brasil. Os que fazem parte do programa fiel-torcedor podem adquirir valores até 25% mais em conta nos programas da instituição. Torcedores comuns também têm direito a benefícios. De acordo com a performance do time em campo – como vitórias e gols – jovens de baixa renda que integram os programas sociais do clube recebem bolsas de estudo. Em 2017 foram distribuídas 102 neste formato. “Queremos levar a paixão do brasileiro pelo futebol também para a educação e ressaltar a importância dos ensino superior”, explica o reitor Fernando Costa.