Club Athletico Paulistano coloca ginásio à disposição do governo

As instalações da instituição também foram usadas durante o combate à Gripe Espanhola, em 1918

Em carta direcionada ao governador João Doria, o Club Athletico Paulistano disponibilizou seu Ginásio Antonio Prado Júnior, localizado na Rua Colômbia, no Jardim Paulista, para vacinação ou atendimento à população. “Manifestamos nossa solidariedade neste momento crítico que nosso Estado atravessa devido à pandemia do Covid-19”, diz a carta assinada pelo presidente do clube, Paulo Cezar Mario Movizzo, e outros dois membros da diretoria.

A instituição, que em 2020 completa 120 anos, teve atitude semelhante em 1918, quando cedeu suas instalações para o combate à Gripe Espanhola.

O vírus chegou à capital no dia 13 de outubro de 1918, quando se registrou o primeiro caso, atendido no Hospital de Isolamento – atual Emílio Ribas. Com o aumento do número de doentes, no mesmo ano um novo centro foi criado na Hospedaria dos Imigrantes, no Brás, o atual Museu do Imigrante.

Emilio Ribas 2193 Enfermaria montada no Club Athletico Paulistano, em 1918

Enfermaria montada no Club Athletico Paulistano, em 1918 (Reprodução/Veja SP)

A epidemia, porém, não dava trégua, e houve a necessidade de criação de quarenta centros médicos provisórios em espaços cedidos por terceiros — entre eles, o Club Atlético Paulistano, que transformou salões em enfermaria. Naquela época, em apenas três meses, mais de 8.000 pacientes morreram em decorrência do vírus influenza na capital.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s