Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Chuva derruba árvores e causa alagamentos na Grande SP

Ciclone extratropical vai provocar volumes maiores de chuva em várias regiões do estado

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2025, 15h47
avenida-paulista-chuva
Chuva na avenida Paulista (Veja SP/Veja SP)
Continua após publicidade

A chuva que atingiu a Grande São Paulo no início da tarde desta segunda-feira (8) provocou transtornos em alguns pontos da região. De acordo com a Defesa Civil do estado, foram 21 quedas de árvores, um desabamento e 15 ocorrências de alagamentos.

A Defesa Civil emitiu um alerta para as condições de tempo mais severas previstas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), por causa da formação de um ciclone extratropical no Sul do país.

Esse sistema deve influenciar diretamente o clima em São Paulo, trazendo chuva volumosa, rajadas de vento muito fortes e possibilidade de queda de raios e granizo em todas as regiões do estado.

Na terça-feira, a expectativa é de chuva forte e volumosa em praticamente todo o estado, com volumes mais altos nas regiões que fazem divisa com o Paraná, na área central e na faixa leste, que inclui regiões metropolitanas e o litoral.

A combinação de chuva intensa e solo encharcado pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Continua após a publicidade

Na quarta-feira (10), a atenção se volta para o vento, que deve ganhar força. As rajadas podem ser muito intensas na faixa leste do estado, com possibilidade de ultrapassar os 90 km/h.

A partir de quinta-feira (11), o ciclone começa a se afastar e o risco de temporais diminui bastante. Mesmo assim, ainda pode haver rajadas de vento isoladas em regiões como Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

Gabinete de crise ativado

A Defesa Civil ativará o gabinete de crise durante o período mais crítico do alerta. A partir das 8h desta terça-feira, as lideranças das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado de SP, SABESP, ARTESP e ARSESP estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE). O gabinete tem a finalidade de otimizar a gestão da emergência e reduzir o tempo de resposta diante de ocorrências.

Continua após a publicidade

A Defesa Civil reforça que a população deve redobrar os cuidados durante a vigência do alerta:

  • evitar áreas arborizadas durante ventos fortes;
  • prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
  • nunca tentar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas;
  • atentar-se aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo pela encosta.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 35,90/mês