Continua após publicidade

Chuva deixa capital paulista em estado de atenção para alagamentos

Temporais começaram na Zona Sul, primeira região a entrar em estado de atenção, de acordo como Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 out 2021, 13h50

Todas as regiões da capital paulista entraram em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva no início da tarde deste domingo (3).

A chuva começou nas Zonas Sul, Oeste e Sudeste as primeira regiões a entrar em estado de atenção, de acordo como Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Por volta de 13h, todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção.

A chuva foi causada por áreas de instabilidade que se formaram no interior do estado de São Paulo e se propagam em direção ao leste paulista, cruzando a capital com intensidade variando entre moderada a forte e rápido deslocamento, com cerca de 60km/h, de acordo como CGE.

Apesar de rápida, a chuva tem potencial para formação de alagamentos. Nas próximas horas, tende a aumentar de intensidade e abrangência.

Próximos dias

Uma intensa área de baixa pressão atmosférica sobre o estado do Paraná, onde já chove forte neste domingo (3), recebe o reforço da passagem de uma frente fria, de acordo com o CGE. Esses dois sistemas se juntam e migram em direção ao estado paulista, provocando pancadas de chuva moderada a forte entre o domingo (3) e a segunda-feira (4).

Continua após a publicidade

A segunda-feira (4) também será de tempo instável e chuvoso. No geral as chuvas serão de moderada a forte intensidade, o que poderá gerar elevados volumes de precipitação no final do dia.

Essa condição de tempo eleva o potencial para a formação de alagamentos, bem como transbordamentos de pequenos rios e córregos da região. As temperaturas não sobem muito, com previsão de mínima em torno dos 17°C, máxima que não deve superar 26°C e taxas de umidade do ar acima dos 50%.

Na terça-feira (5) o sistema frontal se afasta da região e as condições do tempo passam a melhorar. A madrugada ainda deve registrar chuviscos ocasionais, mas no restante do dia o céu permanece encoberto por muitas nuvens, com o retorno da garoa no período da noite.

Temperatura mínima de 15°C e máxima por volta dos 19°C, enquanto as taxas mínimas de umidade se mantêm acima dos 60%. O vento mais frio de sul/sudeste provoca ligeira sensação de frio.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.