Casa 1, projeto que acolhe jovens LGBTQIA+, anuncia fechamento
Projeto social sofre com falta de financiamento e doações
A Casa 1, organização que acolhe jovens LGBTQIAPN+, anunciou nesta terça (4) que fechará as portas por falta de financiamento. O fechamento acontecerá progressivamente até abril de 2026: o centro cultural, que sedia o atendimento à população de rua, os cursos profissionalizantes e os plantões de escuta, manterá suas atividades somente até o final de novembro, enquanto o centro de acolhimento, onde moram jovens LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade, funcionará até abril de 2026.
A Casa 1 também lançou uma campanha de captação de recursos para manter ou espaço ou, no mínimo, fechar com todas as contas pagas (salários dos funcionários e aluguéis e contas para manter os prédios até abril).
O projeto incentiva a inscrição em programa de doação mensal, ajuda pontual por Pix, doação de livros e roupas para o bazar e o sebo, participação como voluntário, ou inscrição em programas de auxílio (como o Visa Causas, que doa 1 centavo a cada compra feita no cartão Visa, ou o programa da Nota Fiscal Paulista).
Um ato pela manutenção do espaço foi convocado para domingo (9), entre 13h e 18h, no Galpão da Casa 1, que fica na Bela Vista.
“Captação de recursos sempre foi um desafio para a Casa 1 e para todos os projetos LGBTQIAPN+ do Brasil. Em 2025, virou algo praticamente impossível”, afirmou o comunicado.
Segundo a organização, foram perdidos financiamentos internacionais após a eleição do presidente Donald Trump nos EUA. Empresas estrangeiras e nacionais também deixaram de investir na causa e houve queda de doações de pessoas físicas.
“Na esfera pública nos vemos soterrados de burocracias e com um governo municipal e estadual boicotando qualquer tentativa de financiamento”, acusou a nota.
Nos últimos três anos, a Casa 1 lutou para se manter com a queda de recursos. Eles entregaram o imóvel onde aconteciam os atendimentos da clínica social, transformaram os contratos CLT para PJ e evitaram realizar reformas no espaço.
A Casa 1
Fundada em 2017, a Casa 1 é um projeto que acolhe jovens (entre 18 e 25 anos), que foram expulsos de casa ou se encontram em estado de vulnerabilidade por causa de suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. A organização oferece atendimento social e programação cultural diversa, que vai desde aulas de costura até oficina de astronomia.
Em 2023, a Casa 1 atendia cerca de 3500 pessoas, com itens de primeira necessidade, acolhimento e serviços diversos.
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Luciana Gimenez vende triplex de R$80 milhões para famoso; confira fotos
Casarão no centro é sede do novo Yubari, dedicado à culinária japonesa





